Browsing by Author "Medeiros, Bruna Teles"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ciência em ação no jardim de infância: explorar e descobrir o mundoPublication . Medeiros, Bruna Teles; Rebola, Fernando António TrindadeAo longo do presente relatório apresenta-se a descrição e a reflexão do percurso vivido e experienciado durante a Prática e Intervenção Supervisionada, em Creche e em Jardim de Infância, sob um trajeto de investigação-ação. Após conhecer o contexto educativo e identificar os interesses e necessidades das crianças, concebemos e implementámos a ação e o estudo guiados pelos seguintes objetivos: criar e/ou adaptar atividades e sequências de atividades práticas em ciências adequadas à educação préescolar; criar uma área móvel (Baú das Ciências) como elemento indutor da educação em ciências; analisar o impacto das atividades práticas implementadas nas aprendizagens e no interesse das crianças pelas ciências; analisar o impacto da área móvel das ciências enquanto estratégia dinamizadora da educação em ciências. A análise dos dados recolhidos permite-nos reconhecer a importância de uma abordagem intencional, estruturada e sistemática da educação em ciências, especificamente com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, baseada em atividades práticas proporcionadoras de oportunidades de exploração e descoberta que, de facto, envolveram as crianças na (re)construção dos seus conhecimentos, bem como no desenvolvimento de capacidades e atitudes ligadas às ciências. O percurso vivido no âmbito da investigação-ação caracterizou-se por momentos de reflexão, análise e interpretação dos dados recolhidos e possibilitou não só uma ajustada organização e desenvolvimento da ação, como também contribuiu de forma marcante para a nossa formação. Cada etapa do estudo beneficiou-nos na construção de saberes, fomentando o desenvolvimento profissional e pessoal como futuras educadoras reflexivas e críticas.
