Browsing by Author "Matos, Duarte Henrique Monge"
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- O enfermeiro especialista como promotor da adesão do adolescente com diabetes mellitus tipo 1 ao regime terapêuticoPublication . Matos, Duarte Henrique Monge; Malheiro, Maria IsabelO presente relatório visa refletir sobre as aprendizagens pessoais, profissionais e académicas vivenciadas ao longo do 3º semestre do 9º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, procurando descrever e analisar os objetivos e atividades projetadas, relacionando-as com as competências desenvolvidas. Todo este percurso foi sustentado numa prática reflexiva, pensamento crítico e construtivo alicerçado nos importantes contributos da teoria das transições de Afaf Meleis, da Filosofia de Cuidados Centrados na Família, Cuidados Não Traumáticos e das teorias de Adesão ao Regime Terapêutico mais especificamente no adolescente com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e possibilitou a aquisição e desenvolvimento de competências atribuídas áquele que possui grau de mestre, assim como das competências comuns e as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A DM1 é a forma mais frequente de diabetes na criança e no jovem. A otimização da terapêutica e a promoção do autocontrolo são basilares para alcançar o bom controlo metabólico. Os sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI) apresentam-se como o método mais seguro, flexível e exato de administração de insulina na pediatria. Um adolescente com DM1 controlada e competente na gestão da terapêutica, associada à alimentação e atividade física, torna-se num adulto potencialmente saudável, diminuindo o risco de complicações secundárias associadas à DM1. Este percurso de aprendizagem impulsionou também o início de um processo de mudança e transformação do real através da construção de um Programa de Intervenção no processo de Adesão dos adolescentes com DM1 aos sistemas de PSCI a implementar em contexto de campo de férias e na consulta de forma a promover uma transição para a vida adulta o mais harmoniosa possível, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só do adolescente, mas também da sua família.