Browsing by Author "Mata, Catarina Lopes"
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- E-Shopping / In-Store Shopping, Experience and Shopping Motives: o Consumidor de Moda de LuxoPublication . Mata, Catarina Lopes; Scholten, MarcA presente dissertação intitulada “E-Shopping/ In-Store Shopping Experience and Shopping Motives: O consumidor de moda de luxo” tem como propósito explorar a experiência de shopping e os motivos do consumidor no shopping de moda de luxo, consoante a escolha do ponto de venda. Numa primeira fase, as marcas de moda de luxo destacaram-se pela sua presença em loja física. Porém, com a multiplicidade de plataformas de eletronic commerce, algumas luxury brands repensaram o seu posicionamento de venda e deram continuidade ao seu negócio no meio digital. A diferenciação do ponto de venda está associada a experiências de shopping distintas, bem como a motivos específicos do consumidor. Na secção metodológica, realizou-se um estudo não experimental correlacional entre as variáveis dependentes definidas nesta investigação, sendo que o inquérito por questionário (Qualtrics) foi o instrumento utilizado para a recolha de dados. O software estatístico SPSS foi a ferramenta escolhida para analisar e correlacionar os dados recolhidos. Como recurso a este estudo, a Farfetch foi identificada como a best practice no ramo do luxo online e a plataforma mais adequada para filtrar o target desta investigação. A primeira hipótese de investigação “A adesão às novas tendências da moda de luxo influencia positivamente o consumo de marcas de luxo.” não foi confirmada, bem como a hipótese “Há uma associação positiva entre os benefícios da experiência de shopping in-store e os benefícios da experiência de shopping online.” Porém, confirmou-se a hipótese de investigação “Há uma associação positiva entre os motivos dos consumidores de produtos de moda de luxo online e os motivos dos consumidores de produtos de moda de luxo in-store.”