Browsing by Author "Martins, Telmo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A fadiga nas tripulações e nos elementos de manutenção na Força Aérea PortuguesaPublication . Martins, TelmoDada a conjuntura atual da FAP (Força Aérea Portuguesa) no que diz respeito a recursos, nomeadamente humanos, torna-se cada vez mais habitual a necessidade de prolongar tempos de serviço para além das horas normais de serviço, resultando uma maior preocupação relativamente a reações de fadiga. Apesar dos tempos de descanso e de trabalho estarem definidos para tripulantes, a fadiga é um fator silencioso no que diz respeito à segurança de voo. Para além dos tripulantes, numa Esquadra de Voo também os elementos de manutenção estão sujeitos a longos períodos de trabalho ininterrupto que pode pôr em causa a sua performance, não existindo neste último caso qualquer regulamentação para tempos máximos de serviço. Este estudo investiga as condições de fadiga a que tripulantes e elementos de manutenção da FAP estão sujeitos na atualidade, com base em análise documental, entrevistas feitas a militares experientes que desempenham estas funções, bem como a um profissional especializado do setor de saúde da FAP. Recorrendo a uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa investigação qualitativa e no desenho de pesquisa de estudo de caso, concluiu-se que o fator fadiga afeta efetivamente quer as tripulações de voo como os elementos de manutenção. A gestão de fadiga nos tripulantes pode ser melhorada em algumas situações específicas, e a gestão de fadiga nos elementos de manutenção não existe de forma regulamentada na FAP, trazendo algumas preocupações no que concerne à prevenção de acidentes. Abstract: Considering the current PoAF (Portuguese Air Force) conjecture regarding resources, particularly human, the need to increase normal duty day is becoming more common, resulting in a major concern about fatigue associated reactions. Although there is regulation about the need for rest and duty limits for aircrew, fatigue is a silent factor regarding flight safety. Besides aircrew members on a Flight Squadron, there is maintenance personnel who is also exposed to long periods of uninterrupted work which can affect performance. For these, there is no regulation for hours of service limits. This study reflects on how aircrew members and maintenance personnel are affected today, regarding document analysis and interviews performed to experienced and specialized military, including on health sector. Based on an inductive reasoning methodology, with a qualitative research strategy and a case study research design, a conclusion was made reporting that fatigue effectively has an impact on aircrews and maintenance personnel, increasing the risk on flight safety. Fatigue management on aircrew can be upgraded on specific issues, and there is no written regulation in PoAF regarding fatigue management for maintenance personnel rising concerns about aviation safety.