Browsing by Author "Martins, Catarina Filipa Manteigas"
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- Aprender fora da sala de aula: a visita de estudo como metodologia para o envolvimento na aprendizagem de estudo do meioPublication . Martins, Catarina Filipa Manteigas; Alcântara, Ana; Cruz, CarlosO presente relatório de investigação, desenvolvido numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos integrada no Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever de forma reflexiva e fundamentada, a minha prática pedagógica, em que procurei utilizar uma visita de estudo como estratégia para motivar e envolver os/as alunos/as na aprendizagem de Estudo do Meio. O estudo “Aprender fora da sala de aula. A visita de estudo como metodologia para o envolvimento na aprendizagem de Estudo do Meio” teve como objetivo geral compreender se o envolvimento dos/as alunos/as nas visitas de estudo contribui para a aprendizagem e motivação na área do Estudo do Meio e dois objetivos específicos: (i) Perceber como a participação na preparação da visita motiva para o processo de aprendizagem e (ii) Perceber como a exploração da visita de estudo contribui para o processo de aprendizagem. Com vista à concretização destes objetivos, foi definida a seguinte questão de investigação: “Como a participação dos/as alunos/as na preparação, realização e exploração de uma visita de estudo motiva para as aprendizagens do Estudo do Meio?”. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação sobre a prática. Os dados analisados permitem afirmar que as atividades propostas aos/às alunos/as, centradas no envolvimento nas várias etapas de uma visita de estudo, promoveram uma aprendizagem interdisciplinar e colocaram os/as alunos/as como participantes ativos no seu processo de aprendizagem. Constatou-se, igualmente, um maior envolvimento e interesse em relação à área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de atividades propostas nas várias etapas de uma visita de estudo em contexto escolar: preparação, realização e exploração.