Browsing by Author "Martins, Catarina Alexandra Verganista Mateus"
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- As motivações que levam casais estrangeiros a escolher Portugal como destino para o seu casamento: o caso do Pestana Palace Lisboa Hotel & National MonumentPublication . Martins, Catarina Alexandra Verganista Mateus; Gustavo, Nuno SilvaCom frequência, os casais atuais procuraram destinos longe dos seus locais de origem e/ou residência para celebrarem o seu casamento. Tem-se verificado um crescimento acentuado deste fenómeno, que está cada vez mais, a tornar-se num importante contributo para o turismo. Assim, o objetivo desta investigação é determinar quais as razões que levam casais, ambos estrangeiros não residentes, a escolherem Portugal como destino para o seu casamento. Este estudo tem como objeto os casamentos desses casais no Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument, nos anos de 2016, 2017 e 2018. Os métodos de recolha de dados são o inquérito por questionário aos casais e a realização de entrevistas à wedding master do hotel, à wedding planner da Como Branco Weddings e ao Head of M&I Unit Sales and Marketing do Turismo de Portugal. Em 2016, 2017, e 2018 foram realizados 3719 casamentos de estrangeiros em Portugal, dos quais 1195 ocorreram na Área Metropolitana de Lisboa. A nacionalidade dos casais era diversa, predominando a europeia, sobretudo alemães e irlandeses. Nesse período, no Pestana Palace Lisboa casaram 28 casais estrangeiros, 13 dos quais responderam ao inquérito. Esses casais eram na sua maioria originários dos Estados Unidos da América e do Brasil. Constatou-se que os casais respondentes escolheram o nosso país para casar devido, essencialmente, aos fatores: clima, preço e o facto de já terem estado em Portugal. Averiguou-se que a internet, especificamente blogs, foi o método de pesquisa mais utilizado pelos casais, para procurar possíveis destinos para casar. De facto, a internet veio alterar radicalmente a forma como os consumidores turísticos fazem as suas escolhas. Apesar do número de convidados destes casamentos ser inferior aos dos casamentos tradicionais, segundo a wedding master estes eventos são uma grande mais-valia para as receitas do hotel, uma vez que, acarretam outros serviços e atividades que os outros casamentos não têm. Conclui-se que os destination weddings, em Portugal, são um nicho de mercado ainda em crescimento e com alguma necessidade em criar uma estrutura sólida, para que as empresas que organizam estes casamentos se consigam posicionar no mercado internacional. Para o hotel este mercado afigura-se muito interessante.