Browsing by Author "Marques, Jorge Filipe Varela Lourenço"
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- Emprego da Simulação na Avaliação das Guarnições de Carros de Combate em Portugal e EspanhaPublication . Marques, Jorge Filipe Varela Lourenço; Teixeira, Antero de Aguiar MarquesA simulação, consiste na aplicação de modelos virtuais que permitem expor os utilizadores dos sistemas de simulação a condições muito próximas da realidade. A simulação e os seus meios relacionam-se com a avaliação na medida em que possibilitam a sua realização, eliminando despesas relacionadas com a utilização do sistema de armas real, por exemplo, e no caso concreto das guarnições de carros de combate do exército português, em termos de combustível, munições e lubrificantes. No caso português, a avaliação das guarnições de carros de combate encontra-se tipificada pela publicação de treino do exército 245-01 “Avaliação de Guarnições de Carros de Combate Leopard 2 A6”. Neste documento encontramos o modelo nacional de avaliação, as suas fases, níveis de instrução e como fazer a análise de competências de cada função dentro da guarnição. Este trabalho permitiu compreender como se processa a avaliação das guarnições em portugal e em espanha através dos seus modelos, analisar qual o papel da simulação e gerar contributos capazes de complementar o modelo de avaliação nacional. Começou-se, inicialmente, por explorar os modelos português e espanhol no que à avaliação das guarnições do carro de combate Leopard 2 diz respeito, passando depois a como está materializada a integração da simulação e dos seus sistemas nestes mesmos modelos e por fim quais os meios associados aos sistemas de simulação utilizados na avaliação, por forma a dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se sobre o elevado grau de dependência portuguesa dos sistemas de simulação espanhóis e a carência de meios de simulação que não requeiram a utilização dos meios reais. A solução passaria pela aquisição de uma torre de simulação equiparada à existente em espanha, de modo a poder avaliar os baixos escalões em território nacional. Por outro lado, continuaríamos a utilizar os sistemas espanhóis a um escalão mais elevado, de modo a manter as relações bilaterais entre os dois países e contornar os custos avultados da aquisição desta tipologia de sistema de simulação. A metodologia adotada foi qualitativa, uma vez que esta é essencialmente indutiva e descritiva, constituindo-se o investigador como elemento principal (Santos & Lima, 2019, p. 27)