Browsing by Author "Marques, Joana Ferreira Galamas"
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- Promover o raciocínio matemático com alunos do 3.º ano: fundamentação e operacionalização de uma intervençãoPublication . Marques, Joana Ferreira Galamas; Brocardo, JoanaO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se na promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático. Devido à situação pandémica causada pela Covid-19, não foi possível colocar em prática a parte empírica do projeto, a que estava associada a uma metodologia de investigação de abordagem qualitativa. Estava previsto realizar uma investigação sobre a prática em que os métodos de recolha de dados seriam a observação participante complementada com registos em áudio ou vídeo, e a recolha documental. Do ponto de vista metodológico foi possível realizar um estudo teórico que envolveu uma revisão da literatura sobre o tema do projeto e a conceção e fundamentação de uma intervenção prevista para ser implementada numa sala de aula do 1.º ciclo. A fundamentação teórica contém a discussão e uma reflexão detalhada e aprofundada focada (i) no entendimento de raciocínio matemático, dos tipos de raciocínio e dos processos de raciocínio, do enquadramento curricular do raciocínio matemático; (ii) nas características do ensino exploratório e de uma aula de ensino exploratório; (iii) no papel do professor na promoção do raciocínio matemático. No que respeita à intervenção pedagógica, este estudo inclui a planificação detalhada e fundamentada de três tarefas matemáticas que visam promover o desenvolvimento do raciocínio dos alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais salientam as aprendizagens que foram realizadas com a revisão da literatura e as aprendizagens e desafios com que me deparei na preparação de um projeto de intervenção muito detalhado e fundamentado. Quanto aos desafios destaco: (i) o selecionar e a adaptação das tarefas; (ii) a antecipação das estratégias e de possíveis dificuldades dos alunos; (iii) o cuidado para não reduzir o nível de exigência cognitivo das tarefas e das questões que podem ser levantadas para ajudar um aluno a conseguir resolver a tarefa; (iv) a escolha das resoluções e dos alunos a apresentar; (v) as questões a levantar para potencializar a promoção dos processos de raciocínio.