Browsing by Author "Marques, Carolina Maria Varelas"
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- O impacto das práticas sustentáveis na retenção de talentos: o papel mediador do employer brandingPublication . Marques, Carolina Maria Varelas; Fontes, AndreaA presente dissertação de mestrado enquadra-se no 2.º Ano de Mestrado de Gestão de Recursos Humanos realizado na Universidade Europeia Online. O principal objetivo deste estudo é a compreensão do impacto das práticas sustentáveis corporativas na retenção de talentos, aliada à componente mediadora do employer branding e o papel moderador das gerações. Será que basta apenas ser uma organização preocupada com o ambiente para que as pessoas desejem trabalhar na organização? Ou é necessário estarem aliadas a outras ferramentas? A temática da retenção de talento aliada à sustentabilidade das empresas tem surgido como uma questão bastante aliciante para as organizações. Uma vez que a retenção de talentos têm sido uma temática cada vez mais desafiante para as organizações, principalmente no que respeita às gerações mais jovens. Adicionalmente, é também cada vez mais uma preocupação por parte das organizações estarem a par das tendências verdes e adotarem práticas amigas do ambiente. Desta forma, as organizações necessitam de recorrer a várias estratégias, nomeadamente ao employer branding em prol de “venderem” uma imagem corporativa sustentável e aumentarem a sua taxa de retenção de talentos. A metodologia adotada consiste numa realização de um estudo quantitativo transversal baseado numa amostra de indivíduos que se encontram atualmente ou anteriormente, no mercado de trabalho. Neste sentido, foram aplicados questionários a 156 pessoas, cujos dados foram alvo de análise da estatística descritiva. De forma a medir as variáveis em estudo utilizaram-se três instrumentos de avaliação: a escala de intenção de saída elaborada por Bozeman e Perrewé (2001); as escala de práticas sustentáveis de Chow e Chen (2011) e a escala de employer branding de Amber e Barrow (1996). Por fim, procedeu-se à análise de resultados através análises descritivas e de frequências, testes de confiabilidade e de correlação, a análise de regressão, a análise de regressão, a mediação moderada e ainda, o teste de diferenças entre grupos. Desta forma, confirmou-se que o employer branding medeia a relação entre as práticas sustentáveis e a intenção de saída e que as gerações moderam a relação entre o employer branding e a intenção de saída. Com este estudo, pretendeu-se compreender de que forma as práticas sustentáveis corporativas contribuem para a retenção de talentos e como o employer branding desempenha um papel mediador. Pretendeu-se ainda evidenciar as diferenças geracionais na perceção das práticas sustentáveis e na retenção de talentos.
