Browsing by Author "Marques, Ana Raquel Machado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da unidade de ensino estruturado no desenvolvimewnto global da criança com perturbação do espetro do autismoPublication . Marques, Ana Raquel Machado; Torres, ZéliaO presente estudo teve como tema Conhecer o Contributo das Unidades de Ensino Estruturado (UEE), para o Desenvolvimento Global da Criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) cujo objetivo foi Compreender como a Metodologia TEACCH contribui para o desenvolvimento global das crianças com PEA, nomeadamente a nível da autonomia, da comunicação e da socialização. A Dissertação apresentada encontra-se dividida em duas partes: Parte I – Enquadramento Teórico, onde foi feito uma pesquisa bibliográfica que serviu de suporte ao trabalho. Parte II – A Metodologia desenvolvida na prática. Apresentação, Análise e Discussão dos Resultados; Conclusões, Sugestões de Melhoria e Bibliografia. Neste contexto, estudámos e observámos numa UEE a metodologia TEACCH aplicada numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram observados e as rotinas e comportamentos dos alunos com PEA, as suas dificuldades, as suas evoluções e aquisições. Paralelamente, entrevistámos os professores de Educação Especial que com eles trabalharam. Os participantes neste estudo foram as seis crianças com PEA que frequentam a UEE e os professores de Educação Especial que nela trabalham. A recolha de dados foi feita através de observações na Sala TEACCH e da realização de entrevistas semi-estruturadas aos professores. Foram apresentados e analisados os dados obtidos e retiraram-se conclusões dos mesmos. Como resultado principal podemos afirmar que a metodologia TEACCH contribui para o desenvolvimento das crianças com PEA ajudando-as a ser mais autónomas e mais integradas no mundo que as rodeia.