Browsing by Author "Marques, Ana Paula da Fonseca Cardoso"
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- Crianças em risco familiar e ambiental : articulação entre equipas locais de intervenção precoce e as comissões de proteção de crianças e jovens em risco na região AlentejoPublication . Marques, Ana Paula da Fonseca Cardoso; Mendes, ElisabeteNesta dissertação abordamos a questão das crianças em risco familiar e ambiental, analisando o tipo de articulação existente entre as Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ). A opção por uma metodologia quantitativa por meio de um questionário foi a escolhida por ser a forma mais eficiente, efetiva e económica de conseguir alcançar todas as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em risco da região Alentejo (Beja; Évora e Portalegre). O estudo exploratório realizado procura responder a algumas questões como: a idade das vítimas em que surge um maior número de sinalizações; a tipologia de negligência/abuso onde se regista a ocorrência de mais casos; as medidas mais adotadas pelas CPCJ’s nos seus acordos de promoção e proteção; as principais características dos agressores na primeira infância; a dependência económica das famílias face ao Estado; os consumos exagerados de substâncias consideradas prejudiciais à saúde; a articulação entre CJCJ’s e ELI’s por forma a dar uma resposta integrada às diversas situações sinalizadas; a importância para as CPCJ’s da referenciação de grávidas de risco às ELI’s; a implementação de ações de prevenção coordenada entre CPCJ’s e ELI’s. Através deste estudo foi possível inferir que existe uma preferência por manter as crianças no seu contexto familiar de vida (microssistema); é de assinalar que 29% das CPCJ’s não identificaram como relevante para a resolução das situações a intervenção das ELI’s; as CPCJ’s abrangidas por este estudo consideraram por unanimidade a importância da referenciação de grávidas de risco às ELI’s; a maioria das CPCJ’s afirma não realizar com regularidade ações de prevenção em parceria com as ELI’s.