Browsing by Author "Malacuto, Daniela Tomaz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Articulação curricular entre Português e Matemática: uma experiência numa turma do 3.º ano de escolaridadePublication . Malacuto, Daniela Tomaz; Veiga, Mariana; Mendes, Maria de FátimaO presente relatório documenta um estudo realizado no âmbito de uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da Unidade Curricular de Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos. A investigação centrou-se na articulação curricular entre Português e Matemática, explorando como tarefas integradoras, baseadas em literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento de competências de escrita e resolução de problemas. Para tal, foi implementada uma sequência didática estruturada em torno de um livro de literatura infantil, com atividades que articularam as duas áreas curriculares. A intervenção pedagógica baseou-se num álbum ilustrado, articulando, entre outros, géneros textuais (notícia) e conteúdos matemáticos (grandezas monetárias e cálculo com números decimais) em tarefas contextualizadas sobre educação financeira. O projeto foi desenvolvido ao longo de várias sessões através de um guião de leitura, com atividades estruturadas em pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os resultados demonstram progressos significativos dos alunos, tanto na escrita de textos informativos como na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os alunos evidenciaram ainda uma maior consciência crítica sobre Educação Financeira, nomeadamente no planeamento de compras e na análise de promoções. Conclui-se que a articulação entre Português e Matemática, mediada por literatura infantil, promoveu aprendizagens significativas e transversais. Este estudo reafirma a importância de práticas pedagógicas interdisciplinares que integrem áreas curriculares, enriquecendo o processo educativo e formando alunos mais autónomos e críticos.