Browsing by Author "Macedo, Duarte Gaspar de Lacerda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Saber, Sentir, Pagar, mas Como?Publication . Macedo, Duarte Gaspar de Lacerda; Scholten, MarcUm dos objectivos deste estudo passa por perceber de que forma o grau de aversão à dívida influencia a tomada de decisão sobre qual o método de pagamento – pré-pagamento ou póspagamento - escolhido no momento da compra pelo consumidor. Concluir se aqueles consumidores que têm um menor grau de Literacia Financeira tendem a optar por póspagamento é outro dos objectivos deste estudo. Numa outra fase deste estudo, concluir se a diferença entre Produto e Serviço influencia a tomada de decisão sobre o modo de pagamento a utilizar no momento da compra será outro dos objectivos deste estudo. Efectuou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário aleatório a aproximadamente 200 indivíduos do sexo masculino e feminino, com idades entre os 18 e os 54 anos de idade. Os resultados demonstram que a preferência do Consumidor sobre o modo de pagamento a utilizar não é influenciado pela sua atitude face à dívida; os consumidores que tenham aversão à dívida tenderão a evitar optar por pós-pagamento. O cluster de consumidores que obteve um baixo nível de Literacia Financeira utiliza frequentemente cartão de crédito. Quanto ao último objectivo deste estudo, os resultados demonstram que a diferença entre Produto e Serviço não terá impacto na tomada de decisão sobre o modo de pagamento a utilizar; os consumidores tenderão a optar, independentemente da natureza do objecto de compra, por pré-pagamento. Os resultados alcançados em relação ao impacto causado pela diferença entre Produto e Serviço constituem um importante ponto de reflexão junto dos estudos realizados anteriormente.