Browsing by Author "Lopes, Susana Sofia Dâmaso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marca Pessoal: construção e validação de uma escalaPublication . Lopes, Susana Sofia Dâmaso; Costa, Sandra PereiraTodos os indivíduos têm uma marca pessoal, caso tenham conhecimento ou não, que identifica, clarifica e comunica quem é o sujeito para o mundo (Rampersad, 2008). A marca pessoal é um processo estratégico, que envolve como os outros percecionam o individuo e a capacidade de gerir as perceções por forma a atingir os objetivos (Montoya, 2002). Foram identificadas na literatura, oito características para uma marca pessoal: especialização, capacidade de liderar, personalidade, unicidade e distinção, imagem, persistência e comunicação (Montoya, 2002; Rampersad, 2008). No entanto, a marca pessoal (Personal Branding) é um conceito muito vago e a literatura não apresenta escalas que permitam a sua mensuração generalizada. Neste sentido, o objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma medida multidimensional de marca pessoal através de um estudo multi-método, combinando investigação qualitativa/exploratória e quantitativa. A construção deste estudo partiu da revisão da literatura, com recurso à análise qualitativa, com entrevistas a peritos na área e na recolha de dados de uma amostra da população e na operacionalização das dimensões, através da Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados mostraram que a marca pessoal apresenta duas dimensões chave, as quais foram denominadas de “auto liderança” e “relações interpessoais”. Relativamente à dimensão auto liderança, os aspetos mais salientes são: melhorar o desempenho do individuo, através de um processo de autoavaliação comportamental e cognitiva, motivação pessoal e comportamento positivo, valorizar a aparência (a imagem), o conteúdo (competências e valores), a comunicação verbal e não-verbal. Por outro lado, as relações interpessoais estimulam as perceções sobre os valores, qualidades, diz aos outros quem é o individuo, o que faz, o que o diferencia, como pode criar valor, o que podem esperar dele. Uma boa marca pessoal permite que o individuo se destaque, possua e demonstre confiança, credibilidade e carisma pessoal.
