Browsing by Author "Lopes, Silvia"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A estratégia da Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa para centralizar a sua produção científica : minimizar redundâncias, maximizar recursosPublication . Lopes, Silvia; Freire, António ManuelUm estudo de benchmarking realizado à produção científica da Universidade de Lisboa (UL) e a inexistência de um sistema de informação que reunisse toda a produção da UL deram origem à criação de uma base de dados específica para esse efeito (ULSR). Uma vez que aos docentes e investigadores é, demasiadas vezes, solicitada indicação de todas as publicações resultantes dos seus trabalhos de investigação, dada a existência do Repositório da Universidade de Lisboa (Repositório.UL), que visa dar visibilidade a toda a investigação e respetivas publicações da UL e a existência de um Sistema Integrado das Bibliotecas da UL (SIBUL) que possui um catálogo bibliográfico comum que deverá permitir a identificação e localização desses documentos da UL, a equipa técnica da Biblioteca da Faculdade de Farmácia (FF) considerou ser de grande importância a interoperabilidade entre os diversos sistemas ou, pelo menos, a utilização dos dados da ULSR no SIBUL e no Repositório.UL. Com o objetivo de centralizar e disponibilizar, a toda a comunidade da FF, a produção científica da Faculdade de Farmácia (em dois períodos distintos – 2000 a 2009 e, posteriormente, de 2010 em diante), envolvendo docentes e investigadores e a equipa da biblioteca, procurou-se capitalizar e reforçar o trabalho de equipa integrando projetos distintos, minimizando a redundância e a repetição de tarefas dos diversos intervenientes nos processos. A estratégia e metodologia adotadas permitiram, para o período 2000-2009, alimentar o repositório e o catálogo bibliográfico com 1.378 trabalhos publicados referentes à investigação desenvolvida na FF. Para o período de 2010 em diante foram identificados, até ao momento, 384 documentos de dois em sete departamentos/grupos de investigação da FF. Pretende-se, com este trabalho, partilhar a experiência adotada pela Biblioteca da FF e deixar algumas sugestões sobre estratégias possíveis que permitam cumprir o objetivo final a que nos propusemos.
- Informação de saúde para o cidadão : a estratégia do Grupo de Trabalho para os UtentesPublication . Alves, Paula; Belo, Adelaide; Santos, Bruno; Munhoz, Carla; Quitério, Fátima; Zincke, Maria do Rosário; Gomes, Sérgio; Lopes, Silvia; Henriques, Susana; Cortes, Maria; Romão, Rui; Silva, SilviaO Grupo de Trabalho para os Utentes (GTU) foi criado no âmbito da Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica (CAIC) dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com o objetivo de apresentar propostas centradas nas necessidades do Utente/Cidadão. Para o efeito promove a reflexão e estabelece ações prioritárias centradas no utente, relacionadas fundamentalmente com: acesso e produção de informação útil, compreensível e fidedigna; estratégias de comunicação da informação; serviços e meios disponíveis para facilitar o acesso. O cidadão no sistema de saúde assume, aqui, uma centralidade incontornável, matriz a partir da qual a produção de informação e acesso à mesma devem ser recentradas. Incrementa-se a participação consciente e informada, reforçando-se a capacidade do utente/cidadão poder tomar decisões sobre o seu estado de saúde e influenciar o desenvolvimento do sistema de saúde que se deseja cada vez mais próximo das suas necessidades e interesses com vista à promoção da saúde e prevenção da doença. Cidadania, participação, literacia em saúde, informação e semântica são os conceitoschave priorizados para o trabalho deste Grupo. Metodologicamente recorre-se à escuta ativa, apelando à participação dos vários grupos e interesses em presença. Estrutura-se toda a ação em torno de cinco eixos – conhecer, escutar, informar, melhorar e avaliar – nos quais se enquadra um conjunto de iniciativas, com especial destaque para: informação de saúde (oficinas de participação para a escuta dos utentes/cidadãos); informação de saúde e SNS.pt (inquérito online); iniciativa nacional; matriz de recomendações para + Capacitação + Acesso à Informação de Saúde. Para concluir, sublinha-se que a atuação do Grupo se pauta pelo desenvolvimento de ações que sejam agregadoras das ideias apresentadas, mobilizadoras, potenciadoras de efeito multiplicativo, impactantes, estruturantes de um trabalho futuro e potenciadoras da participação, da tomada de consciência e que convidem à mudança.
- «Memória e Património» : Integração das coleções museológica e de livro antigo na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa : um processo educativo do utilizador-estudantePublication . Campos, Isabel; Dinis, Ana Novas; Pinheiro, Cristina; Lopes, SilviaIntrodução – A normalização é uma das áreas em que a museologia, a biblioteconomia e a arquivística estão necessariamente envolvidas, constituindo a primeira preocupação na execução do presente projeto de inventariação de coleções científicas e técnicas da Faculdade de Farmácia da ULisboa (FFULisboa). O trabalho técnico com vista à identificação de objetos e à sistematização de coleções assenta em princípios que são transversais às ciências da organização e do conhecimento. Para tal são utilizados auxiliares terminológicos e princípios de classificação comuns aos profissionais da informação. Motivada pela existência de um conjunto significativo de materiais e equipamentos científicos, capazes de edificar uma imagem patrimonial e histórica da FFULisboa, a equipa da biblioteca, com o apoio da direção e em colaboração com os departamentos, iniciou, no primeiro trimestre de 2013, o projeto de recuperação e salvaguarda da memória e dos materiais da Faculdade1-2 . Objetivos – Os principais objetivos deste projeto são: identificar os objetos ou materiais científicos e técnicos existentes na FFULisboa tendo em consideração a sua antiguidade, valor histórico, científico e pedagógico; contribuir para a valorização do património científico e técnico de Farmácia, do ponto de vista do ensino farmacêutico a partir dos objetos/materiais; recuperar, preservar e divulgar as coleções junto da comunidade académica, contribuindo para o processo educativo do utilizador-estudante. Métodos – O projeto, em desenvolvimento, foi estruturado em várias etapas. Etapa 1: Levantamento e recolha de materiais – Contactou-se o responsável de cada departamento para identificar os materiais mais significativos e procedeu-se à recolha dos mesmos. Identificaram-se os locais onde poderiam existir outros materiais de interesse (Castelinho, Arquivo e Armazéns da Faculdade). Etapa 2: Organização dos materiais recolhidos – Ordenaram-se por tipologia (coleção de plantas, vidros, instrumentos, equipamentos, mobiliário e livro antigo). Etapa 3: Triagem e Inventariação – Envolvimento dos docentes na triagem e identificação dos espécimes mais pertinentes, posteriormente inventariados pela equipa da Biblioteca, em fichas criadas para o efeito3. Foram elaboradas e colocadas etiquetas de identificação. Etapa 4: Exposição e Legendagem – Foram identificados, selecionados e preparados os locais de exposição para os diversos tipos de materiais. Resultados – Considerou-se, no âmbito do processo educativo, que os materiais deveriam ser expostos em diversos espaços da Faculdade. A coleção de plantas, identificada e estudada por uma docente, foi exposta na Sala de Professores e, no átrio exterior, foram expostos numa mesa antiga vários materiais e um exemplar de uma Pharmacopea. No Salão Nobre foram expostos vidros e instrumentos em armários livreiros. No átrio exterior da Biblioteca foram expostos equipamentos de tecnologia farmacêutica. Alguma vidraria e instrumentos foram distribuídos pela Sala de Leitura. No piso superior da Biblioteca encontra-se o Núcleo Histórico: Livro Antigo, Diários do Governo e da República. Considerações finais – Num futuro próximo pretende-se constituir uma base de dados específica de museologia para tratamento documental, realizar uma reportagem fotográfica de todos os materiais expostos a disponibilizar na Biblioteca Digital da ULisboa e criar um catálogo de exposição.
- Preferences about place of end-of-life care and death of patients with life-threatening illnesses and their families: a protocol for an umbrella reviewPublication . Pinto, Sara; Lopes, Silvia; Bruno de Sousa, Andrea; Gomes, Barbarantroduction For most of history, the majority of people died at home surrounded by family. However, the global scenario has progressively changed towards hospital death and more recently in some countries back again towards home, with indication that COVID-19 may have further increased the number of home deaths. It is therefore timely to establish the state-of-the-art about people’s preferences for place of end-of-life care and death, to understand the full spectrum of preferences, nuances and commonalities worldwide. This protocol describes the methods for an umbrella review which aims to examine and synthesise the available evidence regarding preferences about place of end-of-life care and death of patients with life-threatening illnesses and their families. Methods and analysis We will search for relevant systematic reviews (quantitative and/or qualitative) in six databases from inception without language restrictions: PsycINFO, MEDLINE, EMBASE, CINAHL, PROSPERO and Epistemonikos. Following the Joanna Briggs Institute (JBI) methodology for umbrella reviews, eligibility screening, data extraction and quality assessment (using the JBI Critical Appraisal Checklist) will be done by two independent reviewers. We will report the screening process using the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses flow diagram. Study double-counting will be reported using the Graphical Representation of Overlap for OVErviews tool. A narrative synthesis will include ‘Summary of Evidence’ tables to address five review questions (distribution of preferences and reasons, influencing variables, place of care vs place of death, changes over time, congruence between preferred and actual places), grading the evidence on each question using Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) and/or GRADE-Confidence in the Evidence from Reviews of Qualitative research. Ethics and dissemination This review does not require ethical approval. The results will be presented at conferences and published in a peer-reviewed journal.
- Projeto de formação de utilizadores em literacia da informação : uma estratégia de colaboração das Bibliotecas da Faculdade de Farmácia e Medicina da Universidade de LisboaPublication . Henriques, Susana; Lopes, SilviaAs bibliotecas da Faculdade de Farmácia (FF) e da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Lisboa, lutando com enormes dificuldades na manutenção e desenvolvimento dos seus projetos de formação de utilizadores em literacia da informação, estabeleceram um protocolo de colaboração para desenvolvimento e implementação de um projeto de formação em literacia da informação comum, considerando algumas das diretrizes internacionais para a literacia da informação no ensino superior. O objetivo principal do estabelecimento deste protocolo é o desenvolvimento de um programa de formação de utilizadores comum, a disponibilizar em ambas as escolas, fortalecendo os programas já implementados pelas duas bibliotecas, maximizando recursos e promovendo o desenvolvimento de competências em literacia da informação em ambas as comunidades académicas. A metodologia aplicada para desenvolvimento e implementação do projeto partiu da identificação dos pontos convergentes: proximidade das áreas científicas; utilizadores com perfis e necessidades idênticos; programas de formação com objetivos e conteúdos idênticos e equipas de formação reduzidas. Desenhou-se o programa de formação para 2015/2016 e, em junho de 2015, o protocolo de colaboração para desenvolvimento e implementação de um projeto de formação em literacia da informação comum foi apresentado e aprovado pelas direções de ambas as escolas. Em outubro de 2015 procedeu-se à apresentação e divulgação do calendário de formação disponível pelos canais de comunicação das duas escolas – mailing lists, páginas de Facebook e websites. A gestão das inscrições foi feita através de um formulário online desenvolvido na plataforma Google Forms. A implementação do programa de formação comum ocorreu no início do ano letivo 2015/2016, tendo as primeiras sessões de formação ocorrido em cada sexta-feira do mês de novembro com os seguintes módulos: «Estratégias de pesquisa e recursos disponíveis»; «PubMed – Pesquisa avançada»; «Mendeley e EndNote Basic». No final de cada sessão foi distribuído um questionário de satisfação aos formandos. Os resultados obtidos na implementação destes primeiros quatro módulos demonstram a importância e viabilidade do projeto, patentes não só no número de inscrições (50) mas também nas respostas obtidas nos questionários de satisfação dos formandos, em que os parâmetros considerados (programa, conteúdos, interesse, formador, organização e logística das ações) foram avaliados como Muito Bom (36%) e Excelente (60%). Por outro lado, as sugestões recebidas revelam interesse em novos agendamentos para as formações agora disponibilizadas, formações nas temáticas abordadas mas com níveis diferenciados (iniciais e avançadas) e novas temáticas a serem abordadas, com caráter mais prático e focadas no apoio à produção e escrita científica. Conclui-se que o programa de formação deve continuar a desenvolver-se, crescer e adaptar-se às necessidades futuras, nomeadamente considerando as sugestões registadas pelos formandos nos questionários de avaliação recolhidos no final de cada módulo. É, ainda, expectável o alargamento desta colaboração a outras escolas da área estratégica da saúde, pertencentes à Universidade de Lisboa.
- Uniformizar para consolidar na área estratégica da saúde : o novo sistema de classificação e cotação adotado na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de LisboaPublication . Lopes, Silvia; Pinheiro, Cristina; Dinis, Ana Novas; Campos, IsabelIntrodução – Os sistemas de classificação e de cotação permitem, respetivamente, formalizar as noções contidas nos documentos com as expressões de pesquisa de informação, a organização física das coleções e a fácil e rápida localização das obras no espaço da Biblioteca1- 2. As bibliotecas com informação especializada e em livre acesso adotam muitas vezes o sistema de cotação alfanumérico associado ao sistema de classificação (cotação sistemática). A Classificação Sistemática do CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique –, com uma secção específica da área da Farmácia que melhor corresponderia às necessidades de então (1979), serviu de base ao sistema de classificação adotado na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa)3. A evolução rápida das ciências e as descobertas científicas inerentes, as novas áreas temáticas e as diversas atualizações nos currículos do curso de Ciências Farmacêuticas tornaram o sistema anterior obsoleto, levando a equipa a equacionar a adoção de um novo sistema. Objetivo – Com a alteração dos sistemas de classificação e cotação pretende-se uma organização lógica, adequada à área científica das ciências farmacêuticas que permita maior autonomia do utilizador. Métodos – Identificadas as fragilidades dos sistemas utilizados, procedeu-se ao levantamento dos sistemas de classificação e cotação mais utilizados na área da saúde e nas bibliotecas da área estratégica da saúde da ULisboa. Dada a proximidade das áreas temáticas com as da Faculdade de Medicina da ULisboa (FMULisboa) e dado que as bibliotecas servem os mesmos públicos, os sistemas de classificação e cotação selecionados foram o da U.S. National Library of Medicine (NLM)4 complementados pela classificação da Library of Congress (LC)5. O planeamento do trabalho, a concluir antes do início do ano letivo 2016/2017, implicou desenhar a estrutura das novas cotas, criar uma tabela de conversão entre os sistemas de classificação e aquisição dos materiais. Por questões logísticas, iniciou-se a alteração dos sistemas de classificação e cotação pelas obras de referência e provas académicas. A alteração das obras da sala de leitura geral far-se-á de forma faseada. Primeiramente proceder-se-á à atribuição das novas classificações no interior da obra e livro de registo. A colocação das novas cotas, a alteração no catálogo bibliográfico e reorganização da sala de leitura, far-se-á no final do ano letivo 2015/2016 (férias curriculares do verão). Resultados – As alterações já efetuadas permitem-nos verificar a aceitação do novo modelo pelos utilizadores, identificando-o com o existente na biblioteca da FMULisboa e com a facilidade em localizar quer as secções quer as obras. Para a equipa técnica, as principais vantagens são a fácil identificação do nº exato de obras, a simplificação da arrumação das espécies e a facilidade em prever o crescimento das secções/áreas temáticas. Considerações finais – Os resultados obtidos com as alterações já realizadas demonstram que o novo sistema de classificação e cotação adotado corresponde inteiramente aos objetivos previamente definidos e que nortearam a nossa decisão, tendo em vista a uniformização e consolidação das linguagens documentais (sistemas de indexação, classificação e cotação) para as bibliotecas da área estratégica da saúde na Universidade de Lisboa.