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Authors
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Abstract(s)
As bibliotecas da Faculdade de Farmácia (FF) e da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade
de Lisboa, lutando com enormes dificuldades na manutenção e desenvolvimento dos seus
projetos de formação de utilizadores em literacia da informação, estabeleceram um protocolo
de colaboração para desenvolvimento e implementação de um projeto de formação em
literacia da informação comum, considerando algumas das diretrizes internacionais para a
literacia da informação no ensino superior. O objetivo principal do estabelecimento deste
protocolo é o desenvolvimento de um programa de formação de utilizadores comum, a
disponibilizar em ambas as escolas, fortalecendo os programas já implementados pelas duas
bibliotecas, maximizando recursos e promovendo o desenvolvimento de competências em
literacia da informação em ambas as comunidades académicas. A metodologia aplicada para
desenvolvimento e implementação do projeto partiu da identificação dos pontos
convergentes: proximidade das áreas científicas; utilizadores com perfis e necessidades
idênticos; programas de formação com objetivos e conteúdos idênticos e equipas de formação
reduzidas. Desenhou-se o programa de formação para 2015/2016 e, em junho de 2015, o
protocolo de colaboração para desenvolvimento e implementação de um projeto de formação
em literacia da informação comum foi apresentado e aprovado pelas direções de ambas as
escolas. Em outubro de 2015 procedeu-se à apresentação e divulgação do calendário de
formação disponível pelos canais de comunicação das duas escolas – mailing lists, páginas de
Facebook e websites. A gestão das inscrições foi feita através de um formulário online
desenvolvido na plataforma Google Forms. A implementação do programa de formação
comum ocorreu no início do ano letivo 2015/2016, tendo as primeiras sessões de formação
ocorrido em cada sexta-feira do mês de novembro com os seguintes módulos: «Estratégias de
pesquisa e recursos disponíveis»; «PubMed – Pesquisa avançada»; «Mendeley e EndNote
Basic». No final de cada sessão foi distribuído um questionário de satisfação aos formandos. Os
resultados obtidos na implementação destes primeiros quatro módulos demonstram a
importância e viabilidade do projeto, patentes não só no número de inscrições (50) mas
também nas respostas obtidas nos questionários de satisfação dos formandos, em que os parâmetros considerados (programa, conteúdos, interesse, formador, organização e logística
das ações) foram avaliados como Muito Bom (36%) e Excelente (60%). Por outro lado, as
sugestões recebidas revelam interesse em novos agendamentos para as formações agora
disponibilizadas, formações nas temáticas abordadas mas com níveis diferenciados (iniciais e
avançadas) e novas temáticas a serem abordadas, com caráter mais prático e focadas no apoio
à produção e escrita científica. Conclui-se que o programa de formação deve continuar a
desenvolver-se, crescer e adaptar-se às necessidades futuras, nomeadamente considerando as
sugestões registadas pelos formandos nos questionários de avaliação recolhidos no final de
cada módulo. É, ainda, expectável o alargamento desta colaboração a outras escolas da área
estratégica da saúde, pertencentes à Universidade de Lisboa.
Description
Keywords
Literacia da informação Formação de utilizadores Bibliotecas académicas
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde