Browsing by Author "Lopes, Guilherme"
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- Comparação do impacto dos focos de atenção interno versus externo na precisão no lançamento em apoio, em jogadores de basquetebol pouco experientesPublication . Lopes, Guilherme; Pereira, DeborahO presente documento tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de competências durante o Estágio Profissional - Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prática letiva, com vista a desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram identificadas áreas de necessidade de investimento, com o objetivo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo em conta as respetivas dimensões de atuação: profissional, social e ética, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, participação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Foram realizadas várias atividades, incluindo todas as fases de planeamento, realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, atividades de apoio ao funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento da atividade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição de todas as atividades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sentidas e mais-valias para o processo formativo do estudante estagiário. Finalmente, é descrita uma investigação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como objetivo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cientifica já sedimentada noutras faixas etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a praticantes pouco experientes.