Browsing by Author "Lopes, Catarina Sofia Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diferenciar em matemática: as potencialidades das tarefas paralelas no desenvolvimento do cálculo mentalPublication . Lopes, Catarina Sofia Fernandes; Brocardo, JoanaEste estudo incide na diferenciação em Matemática para trabalhar o cálculo mental e foi realizado em contexto de estágio curricular entre março e maio de 2018 numa turma de 4.º ano com 19 alunos. O objetivo da investigação é analisar e interpretar de modo reflexivo a minha prática pedagógica centrada nas potencialidades das tarefas paralelas enquanto estratégia diferenciadora na área da matemática. A investigação segue uma abordagem qualitativa em que para a recolha de dados os principais métodos foram a observação participante e a recolha documental. As formas de registo utilizadas foram a gravação de vídeo, transcrições integrais das gravações, notas de campo e produções dos alunos. A análise incide na interpretação dos dados recolhidos durante as discussões coletivas e nas estratégias utilizadas na atribuição das tarefas paralelas. As conclusões do estudo evidenciam várias potencialidades da exploração das tarefas paralelas focadas numa mesma ideia-chave, nomeadamente i) a compreensão da ideia-chave a ser trabalhada, ii) permite que as crianças realizem tarefas mais desafiantes para o seu “nível” de conhecimento, iii) permite que o professor partilhe com os alunos a explicação de estratégias de cálculo mental. Os resultados do estudo indicam que a atribuição e a progressão do nível de tarefa a realizar por cada um dos alunos não é um processo linear e que deve ser reajustado sempre que necessário, de acordo com as dificuldades das crianças.