Browsing by Author "Lopes, Carla"
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- Análise bibliométrica do conceito de "Burnout" em profissionais de saúdePublication . Tinoco, Rui; Fortes, Olga; Lopes, Carla; Valinho, Rita; Moreira, VanessaO presente trabalho pretende fazer uma análise bibliométrica do conceito de burnout, levando em linha de conta as profissões mais relacionadas com os cuidados de saúde. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa na Web Of Science (WoS) para o período temporal 01/01/2017 - 02/03/2022, delimitando-a a profissões relacionadas aos cuidados e serviços de saúde. Procurou-se caracterizar a investigação em burnout nas áreas relacionas com a saúde tendo em linha de conta os autores, as coautorias, as afiliações, as nacionalidades, a área de conhecimento de cada profissional, o seu impacto científico e as palavras-chave utilizadas. A pesquisa foi posteriormente analisada através de dois instrumentos bibliométricos, O VOSviewer de Van Eck e Waltman (2010; 2022) e o HistCite de Garfield (2009). No que respeita a resultados, realçamos a emergência de estudos assinados pelos próprios profissionais em revistas ligas às suas áreas, o que parece apontar no sentido das dimensões relacionas com o autocuidado serem parte integrante do exercício profissional. Em termos de temáticas emergentes, as relacionadas com o COVID-19 surgem, assim como palavras-chave relacionas com a saúde mental e resiliência. Temas mais centrados na performance laboral têm tempo de medio de publicação mais antigo. Registamos também que palavras-chave relacionas com as novas tecnologias estão praticamente ausentes na nossa pesquisa o que poderá apontar para uma área de investigação ainda a explorar.
- Burnout em profissionais de saúde do Centro de Respostas Integradas (CRI) Porto Ocidental em tempos de pandemiaPublication . Lopes, Carla; Coutinho, Cátia; Fortes, Olga; Valinho, Rita; Tinoco, RuiO presente estudo pretendeu caracterizar os níveis de burnout em tempos de pandemia entre os profissionais de saúde do Centro de Respostas Integradas (CRI) Porto Ocidental. Elaborou-se um questionário electrónico constituído por uma secção de variáveis sócio-demográficas; uma segunda, com o Copenhagen Burnout Inventory (CBI) que mede o burnout pessoal, o burnout associado ao trabalho, e o burnout relacionado com o cliente; finalmente, organizou-se uma secção constituída por três questões abertas, para recolher sugestões de melhoria nas esferas pessoais, associadas ao trabalho, bem como, à relação com os utentes. Em termos de resultados, realça-se que metade dos respondentes apresentaram pelo menos um tipo de burnout, sendo que os restantes não evidenciaram nenhum dos burnouts monitorizados. Destaca-se ainda a existência de pensamentos relacionados com mudar de profissão de instituição e de serviço com a presença dos diversos tipos de burnout considerados. No que diz respeito às perguntas de resposta aberta na área de melhorias que podem ser efetuadas para melhorar o bem-estar pessoal, bem estar profissional e o relacionamento com os utentes, salientam-se as questões relacionadas com os horários, a avaliação e a formação.
- O desafio da participação humana do IT-Coimbra no PÁGICOPublication . Veiga, Arlindo; Lopes, Carla; Celorico, Dirce; Proença, Jorge; Perdigão, Fernando; Candeias, Sara
- Propriedades psicométricas da escala de autocuidado com a diabetes traduzida e adaptadaPublication . Bastos, Fernanda; Severo, Milton; Lopes, CarlaIntrodução: É fundamental para os profissionais de Saúde conhecer o status de um determinado fenómeno com implicações na saúde individual e em grupos populacionais, tanto para o planeamento dos cuidados, como para a adequação de estratégias na resolução de problemas. A avaliação e a adesão ao regime terapêutico no diabético tipo 2 são processos que necessitam de ser simplificados, para se tornarem úteis à prática dos cuidados em saúde. O objectivo deste estudo foi traduzir para a língua Portuguesa, adaptar culturalmente e avaliar as propriedades psicométricas da escala de actividades de auto-cuidado com a diabetes - Summary of Diabetes Self-Care Activities – SDSCA. Participantes e Métodos: A escala foi traduzida e adaptada culturalmente para Português e aplicada a uma amostra de 103 indivíduos, do sexo masculino, com uma média de idades de 60,8 anos (dp=10,8), de escolaridade de 4,1 anos (dp=2,1) e diagnóstico de Diabetes em média há 7,6 anos (dp=8,7). Esta escala foi testada quanto à sua adequação e compreensão, validade de face e de conteúdo e foram avaliadas as suas propriedades psicométricas, através do Coeficiente Alpha (α) de Cronbach, da correlação inter-itens e da análise de componentes principais. Para avaliar a sensibilidade à mudança, foi aplicada a escala a todos os indivíduos em dois tempos (separados por dois meses), mediados pela participação num plano educacional estruturado e foi analisada a média das diferenças, utilizando o teste t para amostras emparelhadas. Resultados: Dos 21 itens da escala inicial, estes ficaram reduzidos a 17 após a exclusão dos itens que diminuíam a consistência interna das sub-escalas. Após o recurso à análise de componentes principais, estes ficaram agrupados em seis dimensões, cuja consistência interna, avaliada para cada dimensão através do Coeficiente Alpha (α) de Cronbach, variou entre 0,68 e 0,36. A escala demonstrou ser sensível à alteração do status do fenómeno, dado que os níveis médios de adesão, após o plano educacional, mostraram-se significativamente superiores aos iniciais em todas as dimensões, excepto na medicação. Conclusão: A escala de auto-cuidado com a Diabetes, na versão traduzida e adaptada para Português, demonstrou ser fácil de aplicar, com uma consistência interna aceitável, que permite explicar o fenómeno de adesão pelos principais componentes do regime terapêutico, sendo sensível à mudança.