Browsing by Author "Lopes, Carina Espada"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento da criança em creche e jardim de infância através da expressão plásticaPublication . Lopes, Carina Espada; Felício, PedroO presente relatório, intitulado “O desenvolvimento da criança em creche e jardim de infância através da expressão plástica”, descreve a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares, Estágio em Educação de Infância e Seminário de Investigação e de Projeto do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este desenvolveu-se ao longo de quatro momentos distintos em duas instituições no distrito de Setúbal, uma creche e um jardim-de-infância. Como motivação, parti da observação, em contexto de estágio, do espaço e da importância dados à expressão plástica em dois locais diferentes. Na creche, a área destinada às atividades de expressão plástica não estava muito desenvolvidada em comparação com as outras áreas da sala, apresentando poucos materiais e, consequentemente, pouca procura pelas crianças. Além disso, não lhes eram propostas tarefas deste domínio. No jardim-de-infância, por outro lado, as crianças tinham um contacto regular com atividades e a área da expressão plástica. Para dar início às ações de investigação, estabeleci como pergunta de investigação “Como potenciar o desenvolvimento da criança em creche e no jardim-de- infância através da expressão plástica?”. Nesse sentido, considerando as características do trabalho a desenvolver e os seus intervenientes, optei por uma estratégia metodológica de natureza qualitativa, de carácter descritivo. Numa primeira fase recolhi várias notas de campo para registar as observações realizadas. Posteriormente efetuei uma análise documental do Projeto Educativo de cada instituição e também do Projeto Pedagógico e ainda uma entrevista semiestruturada a cada educadora cooperante, de modo a obter mais informações para a investigação. Com base nas informações recolhidas, as intervenções descritas e analisadas neste estudo foram selecionadas tendo em conta a sua pertinência em relação ao tema do projeto, uma vez que intervim no sentido de promover o contacto com a expressão plástica através da interdisciplinaridade. Este estudo permite compreender a importância da expressão plástica na infância, assim como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças.