Browsing by Author "Lopes, Anabela Ribas Figueira"
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- Autocuidado na pessoa em situação crítica com insuficiência cardíaca :Publication . Lopes, Anabela Ribas Figueira; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes doA Insuficiência Cardíaca revela-se um problema de saúde pública com grande incidência, estando associada a uma elevada mortalidade e morbilidade. É uma síndrome clínica que tem origem numa anomalia do funcionamento cardíaco. Essa condição provoca um conjunto de sintomas com impacto no bem-estar físico e psicológico da pessoa que dela sofre. Sendo uma patologia de evolução progressiva, causa barreiras à capacidade funcional da pessoa, gerando limitações no autocuidado da mesma na sua vida diária (Monteiro, Guia & Brás, 2018; Kemp & Conte, 2012). O presente relatório de estágio tem como objetivo geral adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa com insuficiência cardíaca, tendo como referencial teórico de enfermagem a Teoria do Défice de Autocuidado (Orem, 2001). O documento apresenta o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências para a obtenção do grau de mestre. A Revisão Integrativa da Literatura foi a linha metodológica que possibilitou identificar as intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado da Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca, determinando como objetivos específicos do estágio: consolidar competências de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou em risco de falência orgânica e família; adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e família no contexto de Serviço de Urgência e adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou falência orgânica e família em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos. Apura-se que o cuidado de enfermagem por meio da intervenção apoio educação promove o autocuidado no desígnio individual, mas também fomenta a literacia em saúde, contribuindo para a redução das readmissões hospitalares e menores custos em saúde, fomentando a qualidade dos cuidados prestados (Pedro, Amaral, & Escoval, 2016; Silva, Carvalho & Guedes, 2020