Browsing by Author "Lemos, Ângela"
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- Divulgar no quotidiano dos contextos educativosPublication . Lemos, Ângela
- Documentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infânciaPublication . Lemos, ÂngelaO presente artigo decorre da investigação realizada pela autora, sobre os processos de divulgação em contextos de educação de infância, nomeadamente em contextos de educação pré-escolar. Pretende refletir as possibilidades criadas pelos processos de divulgação no quotidiano das vivências do jardim-de-infância pelas crianças e pelos adultos – educadores de infância, famílias, equipas, outros profissionais e co-munidade. Destacam-se como elementos a considerar no desenvolvimento destes processos: (i) a participação e envolvimento das crianças nos processos de divulga-ção, enquanto autoras e coautoras dos registos divulgados; (ii) a promoção de rela-ções colaborativas com as famílias como meio para a compreensão dos saberes construídos quotidianamente no jardim-de-infância; (iii) o desenvolvimento de um trabalho colaborativo com todos os parceiros e de um modo muito especial com as equipas; (iv) as modalidades de comunicação como meio de promoção de processos de divulgação genuínos e autênticos; (v) os processos de divulgação como forma de partilhar o que se aprende e como se aprende no jardim-de-infância.
- Effective early learningPublication . Lemos, Ângela
- Um olhar sobre as OCEPEPublication . Lemos, Ângela
- Trabalho com as famíliasPublication . Quintas, Patrícia; Lemos, ÂngelaA educação de infância sofreu várias alterações ao longo dos últimos 180 anos. De meros cuidados puericultores, passou a ser vista como essencial no processo de desenvolvimento das crianças, acompanhando as alterações políticas e governamentais do nosso país. Com as alterações que a sociedade sofreu ao longo dos tempos, torna-se também necessário considerar a existência de um conceito de famílias em detrimento do conceito de família clássica e onde as crianças começam a ocupar um lugar de destaque. Tal como o conceito de família sofreu alterações, também o modo como a profissão de educadora de infância é encarada pela sociedade se modificou. De cuidadoras e puericultoras, as educadoras de infância passaram a ser vistas como profissionais com diversas competências, para as quais necessitavam de formação adequada. É então compreendida a importância de um bom relacionamento entre as instituições e as famílias, com o intuito de proporcionar um ambiente educativo coerente e seguro às crianças, onde as suas necessidades são respeitadas e onde lhes são proporcionadas oportunidades educativas ricas e diversas. Assim, este artigo irá explicitar a metodologia de investigação utilizada num projeto de investigação desenvolvido pela primeira autora deste texto (Quintas, 2011), que procura compreender quais são, atualmente, as competências essenciais para o desempenho da profissão de educadora de infância no relacionamento com as famílias.