Browsing by Author "Leite, Luís"
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- Implementação de Aerogeradores em Unidades/Órgãos da Força AéreaPublication . Leite, LuísCom a realização desta investigação pretende-se averiguar em que medida é que a Força Aérea Portuguesa poderá beneficiar da implantação de equipamentos eólicos, nas suas instalações. A evolução tecnológica ocorrida desde a revolução industrial levanta sérias consequências para o planeta, devido à procura crescente e constante da sociedade moderna. Efectivamente, após a revolução industrial, a utilização massiva dos combustíveis indutores do efeito de estufa cresceu exponencialmente, provocando o aquecimento global, com os graves impactos que esse facto representa. Para responder com assertividade à actual situação, poderão ser implementadas diversas medidas na vertente do uso racional da energia, na eficiência energética e na produção de energia a partir de fontes renováveis, como sejam: solar, geotérmica, biomassa, oceanos, hidrogénio, hídrica e eólica. Portugal, apesar de continuar dependente do exterior, em termos energéticos, está numa posição cimeira em termos ambientais e energéticos, tendo inclusivamente atingido as metas impostas pela União Europeia, para 2010, relativamente à produção de energia com recurso a fontes renováveis. A Força Aérea Portuguesa tem envidado esforços no sentido de contribuir para a consecução das metas nacionais, nomeadamente através de medidas com vista a aumentar a eficiência energética nas suas instalações. Os estudos de viabilidade, para a implementação de geradores eólicos, em Unidades da Força Aérea Portuguesa, forneceram dados importantes para a realização desta investigação. Abstract: With the attainment of this investigation it is intended to ascertain in what way the Portuguese Air Force will benefit from the implementation of wind equipment, for electrical power generation. The technological evolution occurred since the industrial revolution raises serious consequences for the planet, due to the constant and growing demand of the modern society. Effectively, after the industrial revolution, the massive usage of fuel that induces the greenhouse effect grew exponentially, causing the global warming, with the severe impacts that that fact represents. In order to answer assertively to the current situation, some measures can be implemented in the perspective of the rational use of energy, towards achieving energy efficiency and production of energy from renewable sources, as be: solar, geothermal, biomass, oceans, hydrogen, water and wind. Portugal, despite of still being dependent from the outside, in terms of energy, is in a prominent position in the environmental and energy perspective, having, inclusively, reached the European Union 2010 imposed goals, relatively to the output of energy with resource to renewable springs. The Portuguese Air Force has endeavored efforts in the way to contribute for the attainment of national goals, namely through measures with an aim to increase the energy efficiency in its installations. The feasibility studies, for the implementation of wind generators, carried out in Portuguese Air Force bases, supplied important facts for the execution of this investigation.
- Política Nacional de Gestão do Espaço Aéreo: Um contributo para a sua definiçãoPublication . Leite, Luís; Freitas, AnaNo final do século XX, o crescimento acentuado do tráfego aéreo impulsionou uma série de medidas estruturais, na União Europeia, designadas genericamente por Céu Único Europeu que assenta, entre outros, na gestão do espaço aéreo, nomeadamente através do conceito do Uso Flexível do Espaço Aéreo que prevê a nomeação por cada Estado, de um High Level Airspace Policy Body (HLAPB). Em Portugal, essa entidade foi inicialmente composta pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, pela Força Aérea e pela NAV Portugal E.P., designada por INFANAV, a qual foi criada através de um protocolo celebrado entre estas entidades. No presente trabalho, demonstra-se que tal documento é insuficiente para enquadrar em termos políticos o HLAPB. Mostra-se, assim, necessária a existência de uma política nacional de gestão de espaço aéreo que contemple, entre outros elementos, a forma como é definido e estruturado o HLAPB em Portugal. Através deste trabalho, procurámos: (a) identificar perspetivas de autoridades e prestadores de serviços de navegação aérea sobre a atual estrutura de gestão do espaço aéreo nacional e sua adequação aos requisitos da regulamentação europeia, e (b) analisar as opiniões emitidas tendo por referência a situação em outros países europeus. Para concretizarmos os objetivos propostos, desenhámos um estudo qualitativo com recolha de dados através de entrevista semi-diretiva a um conjunto de oito participantes, selecionados por conveniência. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo e os resultados permitiram elencar um conjunto de elementos para a definição de uma política de gestão do espaço aéreo nacional em Portugal, onde se inclui, entre outros, a criação de um edifício legislativo, o envolvimento de representantes dos principais ministérios envolvidos nesta temática e uma maior autonomia dos órgãos de decisão estratégica, quer através de pessoas dedicadas a essa função, como através de financiamento próprio.