Browsing by Author "Leite, Amanda Oliveira"
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- A influência da tecnologia no desenvolvimento das crianças na educação básicaPublication . Leite, Amanda Oliveira; Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-A influência da tecnologia na educação infantil tem sido considerada tanto positiva quanto negativamente. A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a aprenderem, de forma mais interativa e envolvente. Os recursos tecnológicos, como tablets, computadores e aplicativos educacionais podem tornar o processo de aprendizagem mais divertido e atrativo, proporcionando uma experiência mais apelativa para as crianças. Além disso, a tecnologia pode oferecer acesso a um mundo de informações e recursos educacionais que antes não eram facilmente disponíveis. As crianças têm a oportunidade de explorar diferentes temas, realizar pesquisas e aprender de forma autónoma. No entanto, o uso excessivo da tecnologia também pode ter impactos negativos na educação infantil. A exposição excessiva às telas pode gerar dependência e prejudicar o desenvolvimento de aptidões sociais e cognitivas das crianças. A falta de interação física e social também pode limitar a capacidade das crianças aprenderem em diferentes contextos, e de forma colaborativa. É importante que os educadores, e os pais, encontrem um equilíbrio no uso da tecnologia na educação infantil. É essencial que as crianças tenham acesso a recursos tecnológicos, mas que também lhes sejam proporcionadas oportunidades para brincar, explorar e interagir com o mundo real. Os educadores devem utilizar a tecnologia de forma estratégica, integrando-a no currículo de forma a enriquecer o processo de aprendizagem, ao invés de substituir as experiências tradicionais de aprendizagem. Em resumo, a tecnologia na educação infantil pode trazer benefícios significativos, mas é importante que seja usada com cautela e equilíbrio – ou seja, a estratégia deve ser a de proporcionar um ambiente de aprendizagem rico que combine o uso da tecnologia com experiências reais e interativas.