Browsing by Author "Ladeiro, Maria Marta Lam"
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- A eficácia dos sites turísticos. Estudo de caso: Lisboa e os principais concorrentes.Publication . Ladeiro, Maria Marta LamA promoção turística, dadas as características do turismo enquanto serviço, enfrenta um grande desafio: a tangibilização da oferta. A internet, particularmente os sites, oferecem um poderoso meio para vencer este desafio, proporcionando não apenas a possibilidade de tangibilizar a oferta por via da qualidade e quantidade da informação que podem disponibilizar, bem como permitem despertar o interesse e o desejo do viajante e facilitar todo o processo de planeamento e aquisição da viagem. Esta importância despertou o interesse académico e empresarial pelo tema da eficácia dos sites turísticos, permitindo referenciar na literatura, não obstante a relativa “juventude” do tema, inúmeras propostas de modelos que permitem avaliar a eficácia dos sites turísticos. Este estudo é mais um contributo para esta temática, e permitiu, por via de uma análise sistemática das propostas de modelos existentes e da contextualização do papel dos sites na promoção turística, propor um modelo que integra os contributos de muitos autores, acrescentando-lhe uma estrutura distinta que permite uma interpretação dos resultados mais operacional e direta. Efetivamente, o modelo proposto, assenta num conjunto de fatores que já haviam sido identificados na literatura como essenciais à eficácia do site mas organiza-os em torno das diferentes etapas do processo de compra do consumidor, permitindo avaliar não só a eficácia global do site mas também o seu desempenho na concretização destas diferentes etapas. Os resultados obtidos permitem assim, não só avaliar, mas também detetar vias de melhoria e/ou de adaptação do site aos objetivos definidos para a comunicação do destino. A aplicação do modelo proposto ao site turístico da cidade de Lisboa e dos seus principais concorrentes demonstrou esta sua capacidade, permitindo, por via dos resultados obtidos, determinar que os diferentes sites apresentam um elevado desempenho na sua capacidade em transmitir informação sobre o destino, nomeadamente sobre os seus produtos, atividades, cultura e costumes e na relação com o cliente, designadamente no que se refere à assistência do planeamento em viagem e no apoio ao cliente.