Browsing by Author "Janning, Thiago"
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- Colaborações entre marcas de beleza e influenciadores e seu impacto na brand equityPublication . Janning, Thiago; Gancho, Sara; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesO ser humano é um animal social e, portanto, vive em grupos ou comunidades. Por sua natureza, ele observa comportamentos consciente ou inconscientemente com finalidade de, por exemplo, buscar aprovação ou facilitar decisões. Pessoas influentes dentro de um grupo ou comunidade são chamadas líderes de opinião e são responsáveis por altos níveis de influência dentro dos grupos. Isto também é válido para o ambiente digital, onde surge o termo digital influencer. Embora o celebrity endorsement fosse mais comumente utilizado pelas marcas para gerar influência, através da web 2.0 transformou o consumidor também em um produtor de conteúdo, o que fez surgir estes novos influenciadores. As marcas de beleza, ou beauty brands se enquadram como grandes adeptas da utilização de divulgação por digital influencers. Os resultados destas parcerias vão além de um possível aumento das vendas, mas atingem também o valor de marca (brand equity). Considerando o Instagram como ambiente de pesquisa, este trabalho buscou identificar o impacto de parcerias entre beauty brands e influencers. A pesquisa foi realizada através de estudos de caso e é, portanto, qualitativa. Através da análise de três colaborações (MAC Cosmetics e Patrick Starrr, Colourpop e Bretman Rock, Anastasia Beverly Hills e Amrezy) buscou-se reconhecer e descrever o problema com a finalidade de realizar contribuições ao tema. Por meio de métricas como likes, followers e engagement rate, foi possível avaliar o impacto na brand equity.