Browsing by Author "Guerra, Cristina Gama"
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- Flexibilidade cognitiva e inteligência emocional: contributos para o estudo da sua interacção em profissionais de saúdePublication . Guerra, Cristina Gama; Rodrigues, Fátima Luís; Curião, Guilhermina AssisEste trabalho procura contribuir para a compreensão da relação entre os constructos de flexibilidade cognitiva e inteligência emocional. Neste âmbito procura-se avaliar a relação entre as dimensões da inteligência emocional e da flexibilidade cognitiva. Recorreu-se a uma amostra de profissionais na área da saúde. A inteligência emocional foi avaliada através do EIV360º – Emotional Intelligence View 360 de Nowack (1987, 2004) e a flexibilidade cognitiva através da escala de auto-percepção da flexibilidade cognitiva (Guerra e Candeias, 2007). Os resultados revelam uma correlação positiva entre os dois constructos e permitem tecer implicações para a compreensão das competências e das capacidades implicadas no desempenho profissional. Este estudo serviu ainda para aferir as qualidades métricas das provas. Tratando-se de uma área recente de estudo novas ideias são propostas tendo em vista o aprofundamento destas temáticas.
- Flexibilidade cognitiva e rendimento escolar: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de PortalegrePublication . Guerra, Cristina GamaEste estudo analisa a relação existente entre resultados de provas cognitivas e rendimento académico. A avaliação cognitiva considerou os resultados obtidos na Prova de Desempenho da Flexibilidade Cognitiva, que mede: (i) a capacidade do sujeito para estar atento aos diversos estímulos presentes nos contextos de vida dos sujeitos; (ii) capacidade de representar mentalmente de várias formas o mesmo estímulo e (iii) reportório de respostas perante uma mesma situação. O rendimento académico foi avaliado a partir das notas de acesso ao ensino superior, média atual no curso frequentado e notas nas disciplinas do 12º ano. Os coeficientes de correlação apontam para uma maior associação entre as notas de acesso ao ensino superior nas disciplinas de conteúdo curricular com maior aproximação ao conteúdo dos itens que constituem a prova de desempenho. Estes resultados sugerem a importância da flexibilidade cognitiva para o desempenho académico, mas sugerem igualmente a importância de variáveis não estritamente cognitivas, eventualmente variáveis dos próprios contextos de ensino aprendizagem como explicativas do rendimento académico