Browsing by Author "Guedes, Maria Bliebernicht Passanha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intenção de Compra Pró-Ambiental de CosméticosPublication . Guedes, Maria Bliebernicht Passanha; Abreu, RicardoNos últimos anos, tem existido uma maior preocupação ambiental e consequentemente os indivíduos e as empresas sentiram que deviam alterar e adotar alguns comportamentos, para preservar o bem-estar do planeta, tanto como preservar os recursos naturais, diminuir o consumo de plástico e de produtos tóxicos, reutilizar, reciclar, controlar o consumo de água e energia, entre outros comportamentos. Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso as empresas sentem-se obrigadas a alterar os seus produtos e possuírem uma produção mais consciente, contudo muitas vezes essas mesmas empresas praticam greenwashing, levando os consumidores ao engano e a sentirem-se atraiçoados, fazendo com que estes abandonem as práticas sustentáveis. Esta análise tem como foco o estudo da intenção de compra de produtos cosméticos sustentáveis e por isso foi essencial avaliar variáveis que possam influenciar esta intenção próambiental de cosméticos, como, Preocupação Ambiental, Comportamento Ambientalmente Responsável, Preocupação com a saúde, Preço, Qualidade e Influência Social. Deste modo, a questão principal a responder é: “Quais são os fatores que influenciam a Intenção de Compra de Cosméticos Sustentáveis?” Assim sendo, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa e a uma abordagem dedutiva, descritiva e explicativa, para investigar o tema central e após esta investigação, efetuou-se um modelo conceptual com as respetivas hipóteses, com o propósito de responder à questão principal. Em seguida, realizou-se um questionário online, para a recolha de dados e obteve-se 235 respostas válidas. Por fim, utilizou-se a ferramenta estatística IBM SPSS, para testar a viabilidade do modelo elaborado.