Browsing by Author "Gomes, Pedro Amaro"
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- Influência do Brand Equity no comportamento do consumidor de desporto nas redes sociaisPublication . Gomes, Pedro Amaro; Figueiredo, RonnieAs redes sociais têm-se evidenciado como uma ferramenta importante na formulação de uma comunicação estratégica dos clubes desportivos. O envolvimento das redes sociais no desporto tem exigido aos clubes desportivos que direcionem a sua comunicação para estes canais, conseguindo assim adaptar-se às características das diferentes plataformas. Por outro lado, tradicionalmente, no mundo desportivo, as marcas, para além da função de identificar os clubes e organizações, detêm um valor anexado pelos próprios consumidores, o Brand Equity. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a influência do Brand Equity no comportamento dos consumidores de desporto nas redes sociais. O estudo caracteriza-se por ser descritivo e quantitativo, com recolha de dados realizada por intermédio de inquérito online aos apoiantes da equipa de futebol principal masculino do Sport Lisboa e Benfica e seguidores da página oficial de Facebook do clube. A amostra do estudo reuniu um total de 152 inquiridos. Desta forma, através da utilização dos constructos Brand Equity, Social Media Involvement, Perceived Social Media Marketing Activities by consumers e Motivations for Social Media Engagement, conclui-se que o Brand Equity influencia positivamente o comportamento do consumidor desportivo nas redes sociais, suportando as hipóteses previamente definidas.