Browsing by Author "Gomes, Nuno"
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- Usability evaluation of playstation move motion controlerPublication . Teixeira, Ana; Assena, André; Santos, André; Moura, Mariana; Gomes, Nuno; Orvalho, JoaoThe several known studies of usability in videogames describe the elements contributing to the immersion and satisfaction in the videogame playing experience, as well as the importance of tests that secure the good performance of elements such as interface, graphics, sound, history, gameplay and replayability. This paper demonstrates an evaluation of the user´s interaction with the Playstation Move motion controller through usability tests. The goal is to understand the overall usability, the influence of environmental conditions and the use of two controllers simultaneously. This study will also contribute to the understanding of how important it is to use simultaneous but different methodologies, namely questionnaires, heuristic evaluations and direct observation of the users. It was concluded that different light conditions do not affect the use of the controllers, the accuracy and ergonomics are very good, but the button layout is not ideal. The controller´s calibration is time consuming but afterwards the acquisition is almost immediate.
- Vantagens e desvantagens do método integrado acompanhado de gestão de riscosPublication . Veiga, Rui; Cadete Pires, Cristina Maria Paulo; Gomes, NunoA gestão do risco profissional é um processo dinâmico, com vista à eliminação ou controlo dos fatores de risco e à prevenção de acidentes e doenças profissionais. Engloba uma visão política e económica, planeamento, organização, monitorização das ações e boas práticas, procedimentos e a responsabilidade dos seus intervenientes. Pretende efetuar uma análise estruturada de todos os aspetos intrínsecos ao trabalho através da identificação dos fatores de risco, estimação e valoração dos riscos, a que estão expostos os trabalhadores, definindo as medidas de prevenção ou proteção adequadas. (Freitas, 2011) A gestão de risco utiliza métodos de identificação de perigos, avaliação e controlo de riscos, que se podem classificar em dedutivos ou indutivos, pró-ativos ou reativos, qualitativos ou quantitativos. (Romero, 2006) Neste estudo foram aplicados dois métodos de gestão de risco pelo mesmo avaliador, para a mesma atividade e com os mesmos critérios de análise em dois métodos para determinar a diferença na identificação de fatores de risco e riscos e as respetivas medidas de controlo entre um método generalista de avaliação e controlo de risco e o Método Integrado Acompanhado de Gestão de Riscos (MIAGR). No MIAGR a metodologia utiliza uma ficha de segurança para a identificação de perigos, avaliação e controlo de riscos que permite reunir a informação adequada para a tomada e aplicação de medidas preventivas subsequentes, de acordo com os principios gerais de prevenção. Comparativamente às metodologias tradicionais em que terá de ser o avaliador a identificar os elementos da sequência causa-efeito e as medidas de controlo e gestão dos riscos profissionais, no MIAGR o avaliador acompanha por leitura e selecciona os referidos elementos que já se encontram descritos no método. Naturalmente que o Método Integrado Acompanhado não consegue prever todas as situações passíveis de ser encontradas e identificadas pelo avaliador, mas como é aplicado através de ficheiro não protegido, em software de uso generalizado (excel), o avaliador poderá sempre incluir novos elementos, quer fatores de risco ou novas ações de prevenção. A comparação dos resultados obtidos entre os dois métodos utilizados, mostra a grande discrepância entre o número de elementos identificados, nomeadamente de medidas de prevenção para a gestão dos riscos na atividade em estudo. No final da avaliação, poderemos considerar, que foi ainda elaborada uma instrução de segurança referente à atividade avaliada, pois muitas das medidas de prevenção enumeradas correspondem a um procedimento correto e seguro, que mais do que o mero cumprimento da lei é essencialmente preventivo. O estudo baseou-se na comparação de resultados de avaliações de risco entre nove atividades distintas e após os dados terem sido analisados recorrendo à estatistica descritiva foram extrapolados para a população através da estatistica indutiva mantendo-se diferenças estatisticamente significativas entre o Método Integrado Acompanhado de Gestão de Riscos e os outros métodos de análise.
- Vítimas e agressores:Publication . Gomes, Nuno; Rebolo, Maria AmáliaO bullying, ou agressividade escolar, é um fenómeno que afecta um número elevado de adolescentes em idade escolar. O bullying é um fenómeno que potencia o sentimento de insegurança na adolescência, diminui a auto-estima, amplia o insucesso escolar, potencia ainda o aparecimento de depressões, e, em casos extremos, poderá levar ao suicídio. É objectivo deste trabalho a saber se existe casos de bullying no concelho de Abrantes, particularmente na Escola D´Miguel de Almeida. Para a realização deste trabalho, quantitativo, foi utilizado um questionário anónimo com perguntas fechadas. A amostra foi composta pela turma de 2ºCiclo, 6ºano, ainda foi utilizado um acórdão de um caso de bullying escolar ocorrido no concelho de Abrantes. Sendo a turma composta por 19 alunos, 13 são do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Após análise dos dados obtidos através do questionário, constatámos práticas de agressão que denunciavam a ocorrência de bullying. Na turma existem dois agressores, rapazes, que agrediram os colegas 3 ou mais vezes durante o período. Também que, durante o período existiram na turma 6 alunos que foram 3 ou mais vezes vítimas de agressões.