Browsing by Author "Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão"
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- A aprendizagem em simulacros e a aquisição de competências na gestão de catástrofesPublication . Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão; Gonçalves, Fernando; Rosado, DavidA utilização da simulação como treino para uma situação real, pode ir muito além das questões do socorro e das mais diversas áreas de proteção civil, até, sem sentido lato, às emergentes abordagens no contexto da gestão de empresas. Este estudo pretendeu evidenciar a importância da simulação no domínio do safety, não só como veículo de aprendizagem, mas também de gestão do risco em cenários de crise. Apoiados numa unidade de análise com 98 elementos das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colocando criteriosamente essa amostra em cenários simulados, foi possível constatar, através da análise qualitativa, que existem fatores que condicionam, de forma inequívoca, o sucesso dos simulacros e que passam pela noção mental do tempo, predisposição dos participantes e trabalho de equipa. Esta última alusão aparece como sendo da máxima importância, designadamente ao permitir a criação de rotinas e a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em qualquer local, sendo esta replicação o produto da repetição continuada, nada despicienda neste tipo de matérias. O líder, e, mais especificamente, as questões de liderança, aparecem igualmente como relevantes pelo papel que aquele desempenha ao longo do processo. Sobretudo numa latitude como esta, estrutura e ação são peças indissociáveis, o mesmo acontecendo com a relação direta entre estatuto e papel. Da análise qualitativa foi possível verificar que a boa execução e o consequente adequado resultado de um simulacro depende da relação que os participantes estabelecem com o líder, neste caso, materializado no papel de delegado de segurança. Neste estudo, a aprendizagem aparece como causa e consequência da gestão (do conhecimento) do risco: a aprendizagem resulta da partilha e do uso do conhecimento, que por sua vez é um produto da aprendizagem. Numa outra vertente, este estudo espelha que embora a haja uma associação relevante entre o treino e a preparação para o risco, a análise quantitativa revela-nos que o objetivo de garantir uma população bem preparada para o risco não é plenamente alcançado com a realização de simulacros, sendo sugeridos caminhos para ultrapassar esta realidade.
- Comunicação de Risco: Uma análise sobre o efeito da comunicação de risco feita pela protecção em PortugalPublication . Godinho, Cátia Sofia Silva LeitãoA vulnerabilidade do cidadão em relação aos desastres naturais e catástrofes diminui à medida que aumenta a informação de que dispõe para fazer frente a esses riscos. A sua capacidade de resposta depende da eficácia da comunicação de risco feita pelos organismos ligados à proteção civil, a quem cabe informar e alertar para o risco. Esta investigação procurou analisar os mecanismos de comunicação utilizados por aqueles organismos e a forma como foi feita a respetiva apreensão da informação por parte do cidadão. Neste sentido, foram recolhidos dados através da realização de focus groups com cidadãos entre os 20 e os 60 anos. Decorrentes deste estudo, são indicados caminhos para contornar as dificuldades inerentes à comunicação de risco. É ainda avaliado o papel dos media na comunicação do risco e transmissão da informação ao cidadão.