Browsing by Author "Gil, Maria Beatriz Madeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Gil, Maria Beatriz Madeira; Pinto, Mariana OliveiraO presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se no ensino de técnicas e estratégias de seleção e organização de informação e no desenvolvimento de competências de produção textual, nomeadamente, de textos para divulgação de informação – o póster, com recurso ao modelo Big6 e a uma sequência didática. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução nas aprendizagens dos alunos face aos objetivos definidos. Assim, concluiu-se que, (i) a implementação das diferentes etapas definidas no modelo Big6 permitiu aos alunos a monotorização do seu trabalho realizado e (ii) com base nos pressupostos do modelo, verificou-se que este contribuiu para o ensino explícito e sistematizado de técnicas e estratégias de seleção e organização da informação, competências que se consideraram essenciais a ser trabalhadas previamente para que os alunos apresentassem um bom desempenho na produção do texto para a explicitação e divulgação de conhecimentos. Também o recurso a uma sequência didática se demonstrou importante para o ensino do género textual em foco, dado que os resultados obtidos no final da implementação (pós-teste) foram, no que diz respeito às características do género, muito distintas daquelas que se verificaram na produção inicial (pré-teste). A articulação entre as disciplinas de Português e Estudo do Meio permitiu um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados.