Browsing by Author "Freitas, Clotilde Eliane da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de negócio Cake BoutiquePublication . Freitas, Clotilde Eliane da Costa; Barbosa, JoãoO presente projeto profissional, tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de negócios, para os próximos anos, de uma pastelaria artesanal de carater personalizado e de venda exclusivamente online, que deu início a sua atividade em abril de 2021. Sendo o Cake Design, atualmente, é muito procurado em Portugal e devido à paixão pela área, nasce a Cake Boutique, que é uma empresa dedicada a oferecer ao mercado todos os tipos de bolos decorados, como bolos personalizados espatulados em creme de manteiga (buttercream), cupcakes, bolos caseiros e bolos no pote. O Plano de negócios da Cake Boutique, tem como objetivo torná-la mesma mais estruturada, tendo em conta que esta iniciou a sua atividade sem nenhuma planificação e estratégias. Por isso, neste plano de negócio, começou-se por realizar a revisão da literatura, de forma a contextualizar o tema e onde é possível adquirir conhecimentos teóricos acerca dos conceitos atuais do mercado e atualizar-se sobre as novas tendências, onde foram abordados seis temas gerais, empreendedorismo, marketing digital, plano de negócios, ecommerce, comportamento dos consumidores e jornada do cliente. Após a revisão da literatura, segue-se uma análise detalhada do mercado de pastelaria e da concorrência em Portugal e através da metodologia e tratamento dos dados obtidos pela realização de um questionário, foi possível realizar um plano de marketing, e um cronograma para a implementação das estratégias da Cake Boutique e por fim foi realizada uma avaliação financeira, com o objetivo de viabilizar o negócio. Na fase da estratégia foram realizadas pesquisas que pudessem auxiliar posteriormente na definição de cada variável do marketing mix. Na fase calendarização, implementação e controlo, foram a criadas ações que vão ao encontro dos objetivos da empresa. Por fim, foi realizada a conclusão do projeto aonde foi explicado de forma resumida todas as fases para a realização do projeto, desde a revisão de literatura para poder sustentar as fundamentações no projeto, a analise do meio envolvente para perceber as tendências no mercado e o mercado atual, a metodologia, a estratégia para a Cake Boutique, assim como como os planos de ação e a avaliação financeira.