Browsing by Author "Fonseca, Ariana Veloso da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A competitividade dos destinos turísticos pela ótica do mercado emissor francêsPublication . Fonseca, Ariana Veloso da; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres da; Gustavo, Nuno SilvaO setor do turismo tem-se difundido por todo o mundo, ganhando importância para as economias nacionais e regionais. Num mundo global, a competitividade entre os destinos turísticos rege-se pela capacidade de atrair o maior número de turistas, satisfazer as suas necessidades, desenvolver-se de um modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida da população residente. Entender quais são os fatores determinantes para a eleição de um destino é crucial para a sua gestão e proporcionar aos turistas uma experiência turística memorável. Também é necessário monitorizar os acontecimentos e eventos que afetam os destinos turísticos com ofertas semelhantes, de modo a controlar a concorrência. Ao fim de 6 meses a colaborar com a Equipa do Turismo de Portugal I.P. em Paris, verificou-se a necessidade de explorar melhor o comportamento e preferências do mercado francês em Portugal, bem como avaliar a competitividade do país face aos principais destinos concorrentes: Espanha, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Foi desenvolvido um modelo de competitividade, baseado nos modelos de Crouch e Ritchie (2003) e Dwyer e Kim (2003), com os indicadores que mais influenciam o mercado francês nas suas viagens outbound. Recorreu-se a fontes secundárias, como os relatórios das Organizações Nacionais de Turismo (ONT) de cada país sobre o mercado francês e a dados estatísticos, e realizou-se uma entrevista estruturada exploratória aos dois peritos da Equipa de Paris para reunir o máximo de informação sobre o mercado. A maior limitação do estudo deveu-se à falta de informação objetiva e medidas claras para aplicar o modelo de competitividade. Classificou-se a importância dos indicadores nos países em confronto e, por fim, os resultados obtidos foram comparados com os valores do Travel & Tourism Competitiveness Index (TTCI), verificando-se algumas semelhanças e diferenças entre as perceções dos franceses e as classificações globais do Índice. Perante a análise comparativa entre os cinco destinos e segundo os indicadores avaliados, concluiu-se que os destinos mais competitivos, na ótica do mercado francês, por ordem decrescente são: Espanha, Portugal, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Estes resultados diferem da ordem encontrada pelo World Economic Forum (WEF), apenas Espanha foi considerado o principal destino turístico dos franceses nos dois estudos.
