Browsing by Author "Flor, Ana Filipa Augusto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A cultura do K-Pop: uma investigação sociocultural da Coreia do Sul, da sua indústria musical e dos produtos audiovisuais do grupo BTS entre 2013-2020Publication . Flor, Ana Filipa Augusto; Almeida, Flávio Henrique deNuma época em que o ato de ouvir música está presente na vida quotidiana das pessoas, o K-Pop tem vindo a demonstrar ser um estilo musical único, repleto de artistas talentosos e produtos visuais excecionais, cada vez mais consumidos por ouvintes de todo o mundo. Esta investigação tem como objetivo demonstrar o poder que a visualidade tem na indústria do K-Pop, como através desse poder os seus produtos conseguem captar a atenção dos consumidores e como estes se diferem dos produtos audiovisuais de origem ocidental, focalizando a investigação nos vídeos musicais, consolidada através da análise da evolução estética dos produtos audiovisuais do grupo BTS. Esta dissertação foi criada com o objetivo de expor este estilo musical e os seus conteúdos visuais, principalmente no território português, uma vez que se encontra a expandir-se rapidamente, principalmente nos últimos três anos. Para além disso, o K-Pop é, ainda, uma temática pouco explorada e desenvolvida a níveis académicos. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre os aspetos sociais, culturais e históricos da Coreia do Sul, assim como da indústria musical, com foco na história e importância dos vídeos musicais. Para desvendar a evolução e as características dos vídeos de K-Pop, foram analisados os vídeos musicais mais visualizados de cada ano, entre 2009-2019, conectando-os através das suas características em comum. Para o caso de estudo, foi realizada uma investigação histórica do grupo BTS, da sua evolução e dos seus álbuns musicais, assim como a observação dos seus vídeos musicais de modo a extrair informações, detalhes e simbologias, expostas numa linha temporal e progressiva, entre 2013 e 2020. Conclui-se que os vídeos musicais são um dos produtos mais importantes da indústria musical, unindo o som com a imagem de um modo, agora, inseparável. Através da sua visualidade, os vídeos musicais de K-Pop mostram-se ser um dos produtos mais célebres deste estilo, apresentando várias características, escolhas visuais e conceitos únicos que tornam o K-Pop num estilo tão diferente, quando comparado com outros estilos musicais. Utilizando como exemplo o grupo BTS, que através da análise dos seus produtos audiovisuais, foi chegada à conclusão que estes dispõem de um nível elevado de cinematografia e que apresentam uma evolução coesa nos seus vídeos musicais, cujo são altamente visuais e conceptuais, com inúmeras narrativas interligadas entre si. Uma vez que foram explorados os seus produtos entre os anos 2013-2020, foi possível observar uma evolução, não só musical, mas visual, conseguindo desenvolver o seu estilo à medida que apresentavam novas eras e conceitos. Esta análise não só ajudou a conhecer o grupo e os seus trabalhos, como ajudou a entender o porquê de o grupo ser tão célebre dentro da indústria musical nos dias de hoje.
