Browsing by Author "Figueiredo, Paula Cristina Nunes"
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- Competências para uma liderança percebida como eficaz: líderes e lideradosPublication . Figueiredo, Paula Cristina Nunes; Sousa, Maria JoséNum contexto em que cada vez mais as pessoas têm de investir no desenvolvimento de competências de forma a se adaptarem e estarem aptos às constantes exigências do mercado de trabalho, a tese propõe-se identificar as competências que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz por parte dos líderes e liderados. Da revisão da literatura, mais propriamente da análise critica dos modelos de competências existentes, resulta um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão. Relativamente à eficácia, encontra-se um modelo em construção – ‘Perceived managerial and leadership effectiveness’ -, que procura distinguir dois estilos de liderança através da distinção entre os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes (Patel & Hamlin, 2012). O objetivo desta tese é assim identificar as competências que contribuem para a liderança percebida como eficaz, mais propriamente, para os comportamentos do líder percebidos como eficazes pelos líderes e liderados. Tendo em conta a natureza dos modelos, opta-se por uma metodologia de investigação mista e uma estratégia de triangulação concorrente. A integração dos resultados dos dois estudos é feita ao nível dos comportamentos percebidos como eficazes e ineficazes. É feita a identificação dos comportamentos numa organização portuguesa, seguindo os procedimentos do modelo de Hamlin (estudo qualitativo) e é feita a comparação com os resultados obtidos nos estudos anteriores (Patel & Hamlin, 2012) e os resultados do questionário (estudo quantitativo), que avalia o desempenho do líder, relativamente aos comportamentos já identificados. A integração dos resultados demonstra existir algumas semelhanças relativamente aos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Com estas evidências, o estudo quantitativo procura ainda verificar a existência de uma relação entre as competências do modelo integrativo proposto e os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Através da Análise Fatorial Exploratória e das estatístivas de validade, de fiabilidade e de sensibilidade, validaram-se as escalas das competências e dos comportamentos percebidos. No caso das competências foram validados os construtos das quatro subescalas – Competências Intelectuais (CMPE_I), Competências de Gestão (CMPE_G) Competências Sociais (CMPE_S) e Competências Emocionais (CMPE_E). Quanto aos comportamentos percebidos, foram validados os construtos dos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes. Para a análise de regressão, considerou-se que a liderança percebida como eficaz (LPE) resulta da agregação dos comportamentos do líder percebidos como eficazes (CMPO_E) numa variável. Os resultados obtidos demonstram que as competências têm uma associação negativa com os comportamentos do líder percebidos como ineficazes (CMPO_NE) e uma relação linearmente positiva com a liderança percebida como eficaz (LPE). Deste modo, constata-se que as competências da proposta de modelo de competências contribuem para a liderança percebida como eficaz. Esta tese apresenta assim um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz. Deste modo, apesar de serem necessários mais estudos noutras organizações para generalizar os resultados obtidos, o maior contributo desta tese é a identificação das competências que potenciam a liderança percebida como eficaz pelos líderes e liderados, logo das vivências do dia-a-dia da organização.