Browsing by Author "Figueiredo, Marisa A. Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativoPublication . Figueiredo, Marisa A. Lopes; Sequeira, Ana Cristina; Pinto, JorgeA importância da escrita é algo inquestionável, pois dependemos desta para as mais diversas tarefas no nosso quotidiano. Assim, esta assume-se como fundamental no âmbito da educação, dado ser transversal a todas as áreas disciplinares. Assim, importa que as crianças compreendam, a importância da escrita, bem como as regras que lhe são inerentes e a adaptação que deve sofrer face a cada contexto em que é utilizada. Não obstante a esta necessidade, a aprendizagem da escrita é um processo complexo, sendo por isso importante que o professor assuma o papel de orientador e disponibilize às crianças estratégias e materiais que a auxilie. Na presente investigação, onde o foco é a aprendizagem da escrita de textos narrativos, recorri à utilização de guiões de planificação textual, bem como à avaliação formativa, mais propriamente ao feedback escrito. Através destas ferramentas, os alunos tiveram a oportunidade de, por um lado, contactarem com a estrutura deste tipo de texto e, por outro, usufruírem da avaliação formativa para autorregularem as suas aprendizagens e as suas dificuldades. Considerando o anteriormente exposto, a presente dissertação tem como objetivo expor o resultado da minha investigação, assente num paradigma socio crítico e usufruindo de uma metodologia próxima da investigação-ação. Esta desenvolveu-se numa turma de 2º ano de escolaridade, num período de 7 semanas, tendo como objetivos: perceber a influência e a importância da utilização de guiões de estruturação de texto na produção de narrativas; e compreender como os alunos utilizam os feedbacks para melhorar os seus textos narrativos. Assim, a questão-problema delineada foi: “De que forma os guiões de apoio à construção de texto e o feedback contribuem para a melhoria dos textos narrativos?”. Os dispositivos e procedimentos de recolha de dados foram a observação participante, o inquérito por entrevista e a análise documental, tendo sido analisadas as produções de 3 alunos, em diferentes níveis de desenvolvimento na área de Português. A análise de dados permitiu-me perceber que as estratégias utilizadas auxiliaram estes alunos a compreenderem a estrutura do texto narrativo.