Browsing by Author "Figueiredo, Madalena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Literatura para a Infância como recurso Pedagógico na Educação Pré-escolarPublication . Figueiredo, Madalena; Araújo, LuísaNo decorrer da atividade profissional da investigadora, no contexto da educação pré-escolar com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade, desenvolveu-se e estruturou-se um projeto que se revelou um estudo de caso, fundamentado no paradigma interpretativo. Implementaram-se 15 sessões de leitura, com livros previamente selecionados, e documentou-se a forma como a leitura e exploração dos mesmos potenciou a descoberta e a formação de novos conhecimentos por parte das crianças. Os 12 participantes nesta investigação compreenderam as crianças da sala dos cinco anos da instituição, onde a investigadora exercia a sua prática profissional, como educadora/investigadora. A recolha de dados foi realizada de maneira abrangente, envolvendo observações diretas, conversas informais, recolha de material por gravação e vídeos e fotografias. A análise dos dados recolhidos realizou-se com recurso à transcrição e análise das gravações realizadas, no decorrer das reflexões após as sessões de leitura. Todas as curiosidades, ideias, atividades e reflexões despertadas pelas crianças e registadas nas gravações foram devidamente categorizadas e codificadas com base na identificação de temas recorrentes e padrões emergentes das reflexões literárias. Os resultados revelaram a importância de trabalhar intencionalmente a motivação e o interesse das crianças a partir da leitura de histórias para promover as suas curiosidades e, assim, gerar aprendizagens. À medida que as sessões de leitura avançavam, notou-se uma evolução significativa, sobretudo no desenvolvimento de vozes de crianças mais ativas, refletindo-se em crescente segurança, motivação e participação. Mais especificamente, as crianças foram capazes de propor formas de exploração das curiosidades que as leituras provocaram. Assim, o desenvolvimento deste projeto, com sessões de leitura planeadas, revelou-se indutora da satisfação da curiosidade e criatividade das crianças.