Browsing by Author "Figueiredo, Ana Rita Esteves"
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- Comunicação eficaz em enfermagem :Publication . Figueiredo, Ana Rita Esteves; Potra, Teresa SantosO tema das transferências de doentes tem vindo a ganhar uma crescente valorização ao nível nacional e internacional nomeadamente com a proliferação de literatura referente à necessidade de melhorias na transição de cuidados de saúde. A evidência científica demonstra que uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde permite diminuir as situações de redundância, poupar tempo, aumentar a segurança do doente e a satisfação da equipa (Martin & Ciurzynsky, 2015). A comunicação eficaz pode ser conseguida através da utilização de ferramentas estruturadas que orientam a transferência de informação sendo frequentemente recomendada a técnica ISBAR (Identificação; Situação; Background; Avaliação; Recomendações) durante o processo de transmissão de informação. O presente projeto inovador integra-se no Mestrado em Enfermagem, na área de especialização de gestão em enfermagem e corresponde ao planeamento e implementação de um projeto de melhoria contínua da qualidade. Tem como foco de intervenção promover a segurança do doente durante a transição de cuidados de saúde implementando a utilização da técnica ISBAR num serviço de Urgência de Pediatria de um Hospital Central de Lisboa. Métodos: A implementação do projeto inovador seguiu a metodologia PDCA (Plan-Do-Check–Act) e inspirou-se nas orientações do Guião para a Organização de Projetos de Melhoria contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, elaborado pela Ordem dos Enfermeiros (2013). Intervenções: A implementação do projeto exigiu um conjunto alargado de atividades tais como a realização de formação em serviço, constituição de um grupo dinamizador do projeto, criação de ferramentas de apoio na utilização da técnica como memorandos, entre outras, que se mostraram essenciais para a apropriação da utilização da técnica ISBAR por parte dos enfermeiros. Conclusões: O projeto foi avaliado por indicadores de estrutura, processo e resultado salientando-se a realização de uma auditoria em que o nível de conformidade global obtido foi de 85%. Implicações para a investigação: No futuro seria pertinente desenvolver estudos sobre a utilização da técnica ISBAR no contexto Português avaliando a sua aplicabilidade nos serviços de saúde Portugueses uma vez que existe uma norma de orientação clínica 001/2017 que recomenda a utilização desta técnica.
- Cuidados não traumáticos em contexto pediátrico:Publication . Figueiredo, Ana Rita Esteves; Diogo, PaulaAo longo do processo de crescimento e desenvolvimento, a criança e família, contactam com os cuidados de saúde, vivenciando processos emocionalmente intensos. Estas experiências representam, muitas vezes, momentos de sofrimento emocional e, por esse motivo, o ato de cuidar em enfermagem não pode ser indiferente às emoções das crianças e famílias sendo o enfermeiro um gestor emocional (Watson, 2002; Diogo, 2015, 2019). No que diz respeito à experiência emocional das crianças, relacionada com a realização de procedimentos dolorosos, sabemos que a emoção “medo” está presente em todas as faixas etárias sendo transversal a todos os contextos da prestação de cuidados. A evidência científica demonstra que caso o medo não seja superado ou transformado positivamente (resignificar a experiência emocional) poderá ter consequências futuras, podendo, em casos mais graves, evoluir para uma psicopatologia (Diogo et al., 2016). Assim, no sentido de responder à problemática identificada, foi definido como objeto de estudo a intervenção de enfermagem na gestão dos medos da criança relacionados com a realização de procedimentos dolorosos. Este relatório tem como objetivo refletir sobre a experiência formativa que visou o desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, tendo como pilar a temática da gestão dos medos da criança relacionados com a realização de procedimentos dolorosos. Este percurso teve por base uma metodologia reflexiva que foi essencial para a transformação do conhecimento alicerçado em conceções teorias norteadoras, como a Teoria do Cuidar Humano de Jean Watson e o Modelo do Trabalho emocional em Enfermagem Pediátrica de Paula Diogo. As intervenções autónomas de enfermagem na gestão dos medos da criança, relacionados com a realização de procedimentos dolorosos, são essenciais para a prestação de cuidados não traumáticos, permitindo a prestação de cuidados centrados na família e emocionalmente sensíveis.