Browsing by Author "Ferreira, Ema Semedo Moreira Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Design de Produto como ferramenta de diálogo intergeracional: o uso do storytelling na interaçãoPublication . Ferreira, Ema Semedo Moreira Lopes; Ayanoglu, Hande; Bernarda, João Nuno GagoDe acordo com a estimativa da ONU, é previsto que, até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais ultrapassará 2 bilhões, representando mais de 20% da população mundial (ONU, 2023), traduzindo-se num envelhecimento mundialmente acelerado e passível de resposta urgente. As respostas ao problema são abrangentes e interdisciplinares, exigindo medidas económicas e sociais, planeamento da saúde. O planeamento urbano e de equipamento especializado, torna-se uma necessidade, tornando os espaços disponíveis adequados e propícios à utilização de uma população que apresenta necessidades e constrangimentos particulares, no que diz respeito à acessibilidade. O projeto desenvolvido no contexto da presente investigação, propõe o desenvolvimento de equipamento urbano que vise a promoção da interação social entre as diferentes gerações, estimulando o convívio e combatendo o isolamento social, promovendo a partilha e transmissão de conhecimento entre gerações, visto que “a interação entre diferentes gerações pode promover a transmissão de valores, tradições e histórias familiares, fortalecendo laços familiares e a coesão social.” Lüscher et al., 2015, 207) A metodologia aplicada visa criar um projeto cujo público alvo seja o elemento central da investigação, recorrendo ao mesmo para a validação das decisões e iterações tomadas, conhecendo e recolhendo informações sobre as características da população a ser estudada. Este conhecimento foi possível através da elaboração de questionários online e avaliação física do objeto. O objetivo primordial foi definir soluções que garantam as necessidades requeridas pelo público-alvo, com vista a inserir os diferentes grupos etários nas suas comunidades, contribuindo para uma sociedade inclusiva, comunicativa, saudável e ativa. Os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de desenvolvimento contribuem para a área do Design, para a Educação, saúde mental, conhecimento gereontológico e para o bem-estar social, bem como para o desenvolvimento futuro do Design de artefactos que visem introduzir melhorias sociais no meio urbano.