Browsing by Author "Ferreira, Elisabete"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Intervention in Mannerists wooden paintings representing Saint Sebastian and Saint Lucy, by Belchior de Matos, constituents of a diptych of the chapel of Geraldes, in PenichePublication . Ferreira, Elisabete; Cruz, António João; Rego, CarlaThe panels of Martyrdom of Saint Sebastian and Saint Lucy, executed after 1610 by the Portuguese mannerist painter Belchior de Matos for the main altarpiece of the chapel of Saint Sebastian and Saint Lucy of Geraldes, Peniche, were subject to an intervention of conservation and restoration which aimed, in the first place, to restore the dignity indispensable to their adoption by the community and to their return to a place of worship. The works had several damages, but the most serious were the structural problems that jeopardized their stability and compromised the aesthetic value of the paintings. Therefore, it was necessary to reassemble the boards using a synthetic adhesive (PVA) with sawdust and phenolic resin microspheres. The frames, with significant lack of wood, were reconstituted with wood in the joints and with a filler paste (Araldite SV427) over a bamboo dowels structure in the grooves where the supports are inserted.
- Oficinas regionais, influências de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)Publication . Cruz, António João; Ferreira, Elisabete; Lauw, Alexandra; Rego, Carla; Pereira, HelenaAs duas pinturas, representando Santa Luzia e o Martírio de São Sebastião, feitas por Belchior de Matos (c. 1570-1628) para uma pequena ermida de Peniche, no início do século XVII, têm suportes de madeira que as primeiras observações, realizadas no âmbito de uma intervenção de conservação e restauro, sugeriram ter excelente qualidade e influências de construção que contrastam com o que seria expectável numa encomenda menor de um modesto e mal pago artista de província. Por isso, com o objetivo de aprofundar o caso e contribuir para o conhecimento das pequenas oficinas regionais de pintura do período maneirista, foi feito um estudo pormenorizado desses suportes, incluindo a moldura e a camada de preparação, com recurso a métodos laboratoriais (observação com lupa binocular, fotografia, dendrocronologia, microscopia óptica e FTIR). Concluiu-se, efetivamente, que os painéis mostram que as oficinas regionais de pintura, ao contrário do que se poderia prever, não funcionavam necessariamente isoladas e fechadas sobre si próprias e podiam ter um diversificado conhecimento técnico que, além de soluções originais, envolvia práticas com diferentes origens geográficas, do norte ao sul da Europa, que, com mais estudos de casos, importa esclarecer até que ponto estavam ou não consolidadas em Portugal.