Browsing by Author "Ferreira, Carina Rodrigues"
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- Cidadania no 1.º CEB: contexto para a promoção da matemática e da educação financeiraPublication . Ferreira, Carina Rodrigues; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-A abordagem à Educação Financeira e à Educação para o Empreendedorismo vão ganhando destaque em contexto de sala de aula, “justificada pelo aumento da complexidade dos produtos financeiros e pelos baixos níveis de literacia financeira da população.” Santiago et al (2017, p.10). Sendo estes temas pouco trabalhados com este grupo de crianças, este projeto visava trabalhar esta área, de uma forma contextualizada, em harmonia com conteúdos do Programa de Matemática do 1º CEB. Assim, o presente relatório relata uma investigação realizada com uma turma de 2.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do ano letivo de 2018/2019, com o objetivo de identificar que conceitos e processos matemáticos e de Educação Financeira foram mobilizados pelas crianças a partir de um projeto de Educação para a Cidadania. Para tal realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Os dados foram obtidos através de registos áudio, vídeo, fotográfico e notas de campo da investigadora. Tendo como ponto de partida a realização de um projeto de solidariedade da escola, em contexto de estágio em 1.º CEB, que visava responder a algumas dificuldades financeiras de uma instituição de solidariedade social, foram dinamizadas um conjunto de atividades, ao longo do ano letivo, que permitiram aplicar e explorar diversos conteúdos de Matemática, de Educação Financeira, de Empreendedorismo e de Cidadania, suportadas pela Metodologia de Trabalho de Projeto. Observou-se que, no âmbito do projeto, foram mobilizados pelas crianças um conjunto de temas do Programa de Matemática, como Números e Operações e Geometria e Medida e também temas do Referencial de Educação Financeira, como Planeamento e Gestão do Orçamento, Sistemas e Produtos Financeiros Básicos e Direitos e Deveres, a partir de pesquisas, momentos de discussão e diálogo aberto onde esteve envolvida também a resolução de problemas. Surgiram também temas do Referencial de Educação para o Empreendedorismo e para o Consumo e alguns conteúdos que, apesar de não constarem no programa de matemática do 2.º ano, emergiram naturalmente.