Browsing by Author "Ferraz, Nuno"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno de InfantariaPublication . Ferraz, NunoEste trabalho de investigação, intitulado com o tema “ Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de liderança do Cadete Aluno de Infantaria”, tem como finalidade identificar quais as áreas científicas/pilares tradicionais da Academia Militar que mais contribuem para o desenvolvimento de competências de liderança no Cadete e Aspirante Aluno a fim de colmatar falhas existente na formação dos futuros oficiais do Quadro Permanente. Com efeito, foram recolhidos numa primeira fase, todos os dados sociodemográficos e notas das unidades curriculares (UC) de todos os Cadetes Aluno do Curso Exército Armas, bem como, dos Cadetes Alunos e Aspirantes do Curso de Infantaria. Seguidamente, foi aplicado um inquérito por questionário composto por determinadas questões de carater sociodemográfico, além dos 120 itens associadas a 24 competências de liderança aplicadas ao estudo, a fim de avaliar a perceção dos 112 Cadetes relativamente às mesmas. Após todos os inquiridos terem respondido ao inquérito, foi elaborada uma base de dados em Microsoft Excel, com toda a informação recolhida até ao momento, para se iniciar o tratamento e análise estatística de dados através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). De forma a apresentar resultados mais palpáveis e credíveis a análise estatística procedeu-se de duas maneiras distintas, nomeadamente por áreas científicas e por pilares que a Academia Militar (AM) se rege. Assim, no que concerne à análise de dados, registamos inúmeras diferenças significativas entre as competências de liderança e os anos escolares, nomeadamente: “Aptidão técnico-profissional”, “Capacidade de Resolução de Problemas”, “Orientação para a Tarefa”, “Promoção e Desenvolvimento”, “Reconhecimento e Valorização”, “Transparência” e “Trabalho de Equipa e Coesão”. Registamos também correlações significativas entre várias competências de liderança, as áreas científicas por ano e os pilares tradicionais da AM por ano. Já as regressões lineares, procuram identificar variáveis preditoras que contribuíam para o desenvolvimento de competências de liderança. Assim concluiu-se que a Instrução Militar (IM) apresenta ser uma variável preditora da “Auto Confiança”, “Comunicação Assertiva”, “Empatia”, “Flexibilidade e Adaptabilidade”, “Aptidão técnico-profissional”, “Auto Controlo”, “Influência/Referência”, “Liderança Participativa”, “Orientação para a Tarefa”, “Promoção e Desenvolvimento” e, ainda, de “Relações interpessoais”. Por ultimo, o Treino Físico (TF) apresenta ser a variável preditora da “Aptidão técnicoprofissional”, “Auto Confiança”, “Gestor de Conflitos e Negociação”, “Proatividade” e “Visão”.