Browsing by Author "Fernandes, Vera Mónica Almeida"
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- Blogs de Moda - os novos social media influencers e o impacto que estes criam na estratégia de comunicação das marcasPublication . Fernandes, Vera Mónica Almeida; Portugal, MiguelSempre foi conhecido que o boca-a-boca entre os consumidores, é percebido pelos mesmos como uma opinião ou publicidade mais credível. Com a emergência da internet e das redes sociais as opiniões que os consumidores partilham sobre marcas, produtos e serviços alcançou uma escala diferente. Potenciadora e mais impactante para as marcas e para os consumidores. O boca-a-boca, Buzz Marketing ou Marketing de Influência são ferramentas de marketing extremamente poderosas, quando bem direcionadas. A internet e os influenciadores digitais ampliaram a velocidade com que as mensagens são difundidas e ofereceu às marcas a possibilidade de alcançarem melhor o seu público e de se transformarem numa marca mais “confiável” uma vez, que a mensagem é transmitida de consumidor para consumidor, pois o impacto da recomendação de um consumidor é mais eficaz e forte do que as mensagens que são transmitidas pelas marcas. Neste sentido, e mantendo o foco sobre os blogs de moda, como influenciadores digitais, a investigação tem como finalidade perceber como é que os novos social media influencers impactam com a estratégia de comunicação das marcas. Para este fim, realizou-se um estudo de caso à marca de cosméticos The Body Shop, pertencente à L'Oréal Group. A nível metodológico este estudo é composto por métodos qualitativos (foram realizadas três entrevistas semiestruturadas aos players que atuam nesta área do mercado, Joana Silva, responsável de RP e Marketing Digital da marca Body Shop, Roberto Gomes, fundador da We Can Fly e Joana Carreira, autora do blog Sketchooksix) e quantitativos, através de um inquérito por questionário dividido em sete grupos, direcionado a todas as pessoas com interesse em moda. O cruzamento da informação e a análise dos resultados, permitiu concluir que: (i) os blogs de moda influenciam a decisão de compra do consumidor; (ii) perceber que quando a informação de um blog é especializada e de qualidade, influência a decisão de compra do consumidor; (iii) concluir que a presença das marcas em blogs de moda influência a opinião do consumidor sobre as marcas; (iv) confirmar que as marcas de moda beneficiam estrategicamente com a sua presença em blogs de moda.