Browsing by Author "Fernandes, Susana Alexandra Feiteira"
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- Integração de alunos de minorias linguístico-culturaisPublication . Fernandes, Susana Alexandra Feiteira; Pinto, Paulo FeytorAo longo das últimas décadas a afluência de imigrantes a Portugal tornou-se notória, refletindo-se na heterogeneidade de línguas e culturas existentes nas escolas do nosso país. Na mesma sala de aula, podemos encontrar várias línguas maternas (LM), mas não nos podemos esquecer de que o ensino é feito em português, uma língua segunda (L2) para muitos alunos. Este projeto de investigação analisa a integração de alunos de minorias linguístico-culturais, estudando o caso de um aluno búlgaro do 6º ano de escolaridade. O objetivo deste estudo é a identificação dos problemas e desafios que um aluno com outra língua e cultura levanta aos diversos agentes educativos e quais as estratégias de integração delineadas. Para tal foram definidas três questões de partida: (i) Que diagnóstico foi feito do aluno e de que forma influenciou as estratégias de sala de aula posteriores? (ii) Que fatores influenciaram positiva ou negativamente a integração deste aluno? (iii) Que estratégias foram usadas nas diferentes disciplinas para promoverem a inclusão deste aluno? No quadro teórico apresentam-se os conceitos de migração, a diversidade linguística de Portugal, os conceitos de língua materna, de língua de herança (LH), da língua materna do aluno em estudo, o búlgaro, de língua segunda, o conceito de integração, os documentos orientadores usados em Portugal e a diferenciação pedagógica. Do ponto de vista metodológico este estudo insere-se numa abordagem qualitativa que assume a modalidade de estudo de caso. A intervenção pedagógica realizada numa turma do 6º ano de escolaridade centrou-se no estudo de caso do único aluno que não tinha o português como língua materna. As técnicas de recolha de dados usadas durante a investigação foram a observação, as notas de campo, a entrevista, o inquérito por questionário e a análise documental oficial. Os resultados desta investigação mostram a dificuldade dos agentes educativos no diagnóstico das dificuldades do aluno. A questão da língua materna do aluno nunca constituiu uma possível causa para as dificuldades sentidas, tendo sido delineadas estratégias de integração do aluno com base no diagnóstico informal de Necessidades Educativas Especiais.
