Browsing by Author "Fernandes, Pedro Miguel Venceslau"
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- O papel estruturador da Linha do Tua para a morfologia do território entre Foz-Tua e MirandelaPublication . Fernandes, Pedro Miguel Venceslau; Viana, David LeiteO objeto de estudo desta Dissertação é o Vale do Tua e as alterações que a linha de caminho-de-ferro lhe proporcionou. Um território que, fechado no seu isolamento geográfico durante séculos, foi-se alterando morfologicamente face à implementação desta infraestrutura, durante o seu período de funcionamento. De todos os estudos feitos, no âmbito do processo de construção da barragem do Tua, identifica-se uma lacuna, do ponto de vista urbanístico, relativa ao papel da infraestrutura enquanto agente conformador daquele território. É nesse sentido que surge a oportunidade de desenvolver a Dissertação. Para dar resposta à problemática, foram estabelecidos dois objetivos que se prendem na identificação das transformações morfológicas no território a partir da implementação do comboio, bem como o seu contributo na respetiva organização espacial. Os resultados extraídos formam indicadores que contribuem para constituir a resposta ao último objetivo, na medida em que informam sobre a dependência que a região tem do investimento em grandes infraestruturas para se desenvolver. A metodologia adotada é o Estudo de Caso, utilizando a técnica de análise documental na recolha de dados, quer a nível urbanístico para a composição do corpo teórico, suporte para conduzir a pesquisa e para definir indicadores de análise morfológica, quer para o estudo a nível histórico-geográfico do território em questão, complementado com a observação e a fotografia. O resultado é a informação para o desenvolvimento da análise à qual é elaborada a interpretação crítica, que, correlacionada com a fundamentação teórica, resulta nas considerações gerais. A estrutura da Dissertação pode ser dividida em três partes. A primeira é relativa à introdução do tema e à fundamentação teórica que suporta a investigação. A segunda inicia-se com o estudo de caso, contextualizando histórica e geograficamente o vale do Tua, para de seguida se abordarem Foz-Tua, Cachão e Mirandela, no período temporal estabelecido. Por último, serão referidas as considerações gerais, nas quais é dada a resposta a dois objetivos, articulação dos resultados com as teorias. Para finalizar as conclusões, que, para além da síntese do contributo para o conhecimento e da reflexão pessoal, apresentam a resposta ao último objetivo. Entre as principais conclusões que se destacam, refere-se o facto da linha do Tua não ter tido o sucesso expectado por não ter sido levado a cabo o plano ferroviário que cobria toda a região, que alimentaria esta linha. Porém, as localidades que dispunham de estação sentiram positivamente a infraestrutura, ao ponto de se desenvolverem em sua função, assumindo esta um papel estruturador. Atualmente, enquanto infraestrutura de transporte, não apresenta interesse para a região, a qual não deve ser mantida na totalidade em prejuízo da barragem. Não obstante, enquadrada num plano turístico onde associe outros fatores, como a própria barragem do Tua, pode reintroduzir novas dinâmicas naquele território.