Browsing by Author "Fernandes, Ana Teresa Ascenção Lopes Fernandes"
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- Educação e práticas artísticas: narrativas da periferiaPublication . Fernandes, Ana Teresa Ascenção Lopes Fernandes; Pires, Ana Luísa OliveiraReconhecer o contributo da Educação para a concretização de práticas artísticas em territórios periféricos permite uma compreensão de dinâmicas educativas, sociais, culturais e territoriais que moldam a criação artística. A relação entre Educação ao Longo da Vida, Práticas Artísticas e Periferia toma lugar numa investigação sobre cinco artistas do Vale da Amoreira. As suas trajetórias evidenciam percursos formativos caracterizado por permeabilidade e hibridismo, entre contextos formais, não formais e informais, num processo contínuo, situado e relacional. Metodologicamente, o método biográfico permitiu aceder aos sentidos atribuídos às práticas artísticas e aos processos de aprendizagem. A análise das narrativas biográficas revelou que as aprendizagens se concretizaram, maioritariamente, fora da escola, através da participação em projetos de intervenção comunitária, da autoaprendizagem, da experimentação e de processos de socialização, reforçando a importância de legitimar epistemologias não hegemónicas, enraizadas em vivências territoriais. Apesar dos constrangimentos socioeconómicos e da exclusão territorial, estes artistas ressignificam as suas experiências como forma de resistência e criatividade. As narrativas permitiram ultrapassar o enquadramento teórico inicial, exigindo a incorporação de novas abordagens para uma leitura mais situada das suas experiências. A investigação afirma o papel do território como produtor de conhecimento e da periferia como espaço de criação simbólica, cidadania cultural e imaginação urbana. Os artistas, ao ocuparem o espaço público, afirmam-se como agentes de transformação e emancipação coletiva. Afirma-se a Educação e as práticas artísticas como processos de transformação pessoal e coletiva, e o ato de escutar como gesto político essencial à promoção de justiça social e à valorização de saberes marginalizados.
