Browsing by Author "Faustino, Márcio"
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- Caraterização dos comportamentos de Liderança e a sua influência na Motivação dos subordinados nas Unidades de InfantariaPublication . Faustino, MárcioO Exército Português enfrenta, atualmente, face à conjuntura económica, uma enorme dificuldade na completação dos seus Quadros Orgânicos. Gerir os Seres Humanos da Instituição Militar, deve ser uma preocupação todos os dias e isso implica o envolvimento dos comandantes na liderança e motivação dos subordinados. A presente investigação está subordinada ao tema “Caracterização dos comportamentos de liderança e a sua influência na motivação dos subordinados nas Unidades de Infantaria”. Com esta investigação pretende-se estudar os comportamentos de liderança dos comandantes de Infantaria de escalão pelotão e os fatores que motivam os subordinados, na atualidade. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas e foi aplicado um inquérito por questionário, associado às Competências de Liderança, com seis dimensões da liderança e um questionário da motivação com cinco dimensões da motivação. O inquérito foi aplicado a um grupo de 804 militares, divididos por 693 Praças, 81 Sargentos e 30 Oficiais Subalternos da Arma de Infantaria. Do estudo, conclui-se que existe de facto vários comportamentos que um comandante deve ter em conta de forma a motivar os seus subordinados. Os comportamentos que mais se salientam, são os que estão relacionados com a orientação para a missão através do exemplo e da ética e visão do ambiente externo e interno, ou seja, o comandante deve-se preocupar em transmitir aos seus subordinados a vontade para cumprir a missão, reconhecer o desempenho eficaz e atualizar as capacidades para fazer com eficácia o trabalho que lhe é exigido. Os fatores que mais motivam os subordinados são os relacionados com a motivação institucional e social, ou seja, o subordinado sente-se motivado por fazer parte de uma instituição na qual é valorizada a camaradagem, por usar um uniforme de que se orgulham, por servir a pátria, por ter a possibilidade de interagir com outras pessoas e por poder contribuir para o aumento do prestígio da instituição.