Browsing by Author "Faria, Liliana Marisa Araújo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Escola: território de criatividade, convivialidade e (re)definição da identidade. um estudo de caso.Publication . Faria, Liliana Marisa Araújo; Pires, Ana Luísa OliveiraEscola: território de criatividade, convivialidade e (re)definição da identidade é um estudo de caso que aborda os contributos do cruzamento da educação com as práticas artísticas, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), em turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de Português Língua de Acolhimento (PLA) para imigrantes. A investigação foi desenvolvida num Agrupamento de Escolas que integra o programa Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), localizado na Área Metropolitana de Lisboa (AML), tendo participado estudantes adultos dos cursos EFA e PLA, o Diretor do Agrupamento e a responsável pelo Gabinete dos Projetos Socioeducativos do Município. O estudo realizado interrelaciona, ao nível macro, as políticas educativas e culturais e os programas de educação de adultos, ao nível meso, as políticas locais de educação e os projetos organizacionais da escola e do Município e, ao nível micro, as perceções dos participantes do estudo, dos artistas mediadores e da investigadora. O recurso a diferentes técnicas de recolha dos dados permitiu mapear um conjunto de contributos para o desenvolvimento da(s) criatividade(s), da convivialidade, da inclusão, da participação e da cidadania democrática na escola. As conclusões evidenciam o trabalho colaborativo com os parceiros locais, o alargamento da oferta educativa como via para a educação ao longo da vida, a introdução de práticas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem e a oferta de projetos culturais e artísticos que incentivam a participação democrática numa comunidade cada vez mais multicultural.