Browsing by Author "Esteves, Carla Marina"
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- Adaptação ao meio aquático: determinar o grau de aquisição das competências de adaptação ao meio aquático de crianças na educação pré-escolar, em contextos de ensino com diferentes profundidades da piscinaPublication . Esteves, Carla Marina; Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-; Damásio, António Sérgio Duarte Lopes, 1965-No presente estudo, a amostra foi constituída por 102 crianças, 46 raparigas (47% - 4 anos, 53% - 5anos) e 56 rapazes (46% - 4 anos, 54% - 5 anos), que participavam num programa municipal de Adaptação ao Meio Aquático, na Piscina Municipal de Oliveira do Bairro. O objetivo do presente trabalho passa por analisar as diferenças na eficácia do processo de ensino e de aprendizagem pela variação das condições de ensino associadas à profundidade da piscina. Para o efeito, as crianças, na educação pré-escolar, foram analisadas em dois grupos distintos, de acordo com o contexto e processo de ensino e de aprendizagem da natação, variando a profundidade da piscina em que ocorrem as sessões, após um conjunto de sessões de ensino especificamente estruturada para o efeito, utilizando a escala de Erbaugh (1978). Todas as crianças integradas na amostra foram avaliadas na sua competência aquática, antes e depois da intervenção, recorrendo a uma ficha de observação de domínio de habilidades motoras aquáticas adquiridas, através da realização de um conjunto de provas de equilíbrio, propulsão e respiração no meio aquático. Os resultados sugerem que, quando comparados os dois grupos, após intervenção, a profundidade foi um elemento influenciador na aquisição de uma maior e melhor competência aquática entre as crianças. Apesar de, modo geral, todas as crianças apresentarem evolução na sua aprendizagem, as crianças do grupo da piscina profunda foram as que demonstraram maior evolução, sendo este desenvolvimento verificado no número de crianças do grupo da piscina profunda que progrediram e fizeram-no em mais de um valor na escala de Erbaugh, destacando as dimensões: Locomoção: entrada de saltos; Locomoção: tarefas frontais; Locomoção: tarefas de costas e Locomoção: pernadas. As dimensões Locomoção: tarefas frontais, Locomoção: pernadas e Locomoção: mergulhos foram as dimensões onde a influência do Tipo de Piscina sobre o nível de desempenho qualitativo das crianças foi influenciada pelo Sexo e pela Faixa Etária. A dimensão Locomoção: tarefas de costas foi onde a influência do Tipo de Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra IV Piscina sobre o nível de desempenho qualitativo das crianças foi influenciado pelo fator Faixa Etária. A dimensão Entrada: tarefa de saltos foi onde o nível de desempenho qualitativo das crianças na realização dos testes foi influenciado pelos fatores Tipo de Piscina e Faixa Etária individualmente e a dimensão Apanhar objetos no fundo da piscina foi onde o nível de desempenho qualitativo das crianças na realização dos testes foi influenciado pelo fator Faixa Etária.